Nesta semana a Prefeitura realizou a rescisão do contrato com a empresa GSV Segurança e Vigilância Ltda, responsável pela vigia de 36 parques da cidade, entre eles o de Vila Prudente e o do Piqueri, no Tatuapé. Segundo a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, a decisão foi tomada por conta do descumprimento do contrato estabelecido, já que por falta de pagamento dos funcionários por parte da empresa, os vigias faltavam cada vez mais no serviço. Ainda de acordo com o órgão, a GSV já havia multada por causa deste motivo e não tomou as providências necessárias.
Para que os parques não fiquem sem segurança enquanto outro contrato não é assinado, a secretaria garantiu que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) foi acionada para garantir a vigilância das unidades e que a Polícia Militar também irá aumentar a ronda nestes locais.
Entretanto, a reportagem da Folha esteve três vezes no parque ecológico Professora Lydia Natalizio Diodo, o popular parque de Vila Prudente, entre quarta e quinta-feira, e não constatou a presença de guardas civis no local. Além disso, em conversa com os usuários, boa parte se mostrou contrária à atitude da Prefeitura. “Não adianta quebrar o contrato e deixar o parque sem segurança. Deveriam ter procurado outra saída. A GCM já tem tanta obrigação e agora querem que eles cuidem dos parques também. Fora que não vi um guarda sequer durante esta semana”, reclama a dona de casa Joana Felix Araújo.
Já para o empresário Maurício Berti, a unidade corre o risco de perder usuários se a segurança não for substituída rapidamente. “Nunca tivemos problemas por aqui. Mas se ficar sem vigia por muito tempo, a tendência é que o espaço se torne um ponto perigoso. Uma nova empresa tem que ser contratada rápido, mas como se trata de Prefeitura, a burocracia deve atrasar este processo”, ressalta.
O membro do Conselho Gestor do parque, Paulo Nishitani, informou que o grupo irá discutiu o assunto na reunião da próxima segunda-feira, dia 31. Ele também informou que a unidade já estava trabalhando com um segurança a menos do que o combinado.
A Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente informou que pregões para contratação de segurança para uma parte dos parques estão marcados para segunda-feira, dia 31.
É sempre assim, deixam a coisa acontecer para tomarem providência depois, isto é quando tomam, agora vem a conversa de ter que fazer licitação…., e outras ” cositas “mas, e a população fica a ver navios, como sempre.
Em tempo, não tenho mais visto o cão “PIRATA”, o que aconteceu com ele?….estava com a patinha quebrada…..depois enfaixada….e agora sumiu, lembrando que este cão já é parte do patrimônio do parque.
Esses CANALHAS não pagam os funcionarios e depois ainda posam de santo na presença dos juizes e voçê lá na trente do mesmo tem ainda que provar os fatos, porque é que a prefeitura não tomou providências antes, na realidade eles não se preocupupam com os direitos dos trbalhadores e sim com a condição de que eles estavam faltando e des cumprindo o contrato, esquisito não! E o governo federal ( LULA E OUTROS ) integrou qual lei para acabar com a pilantragem, nenhuma, a não ser a conivência.