Na tarde da terça-feira, dia 23, o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda, concedeu coletiva de imprensa para anunciar o plano de expansão para os próximos dez anos. Estão previstos 12 novos centros socioculturais no estado paulista, sendo um deles no Sapopemba. Também haverá reforma e ampliação da estrutura de outras sete unidades.
Por enquanto, a única informação concreta sobre a futura unidade Sapopemba é a aquisição de terreno de 15.640 metros quadrados na rua Antonio de França e Silva. “Ainda não temos o projeto definido, mas ficamos muitos satisfeitos de saber que vamos atender essa comunidade populosa e carente. A unidade do Sesc será muito importante para a região e o entorno”, destacou Miranda, que está há quase 40 anos à frente da instituição.
Questionado pela Folha, Miranda explicou que para a região da Vila Prudente e da Mooca não há perspectiva de futuros centros, pois a direção do Sesc entende que os moradores já são atendidos pela grande unidade existente no Belenzinho (foto), além do Sesc Ipiranga.
Outra novidade anunciada por Miranda é que a sede administrativa do Sesc São Paulo sairá do Belenzinho e migrará para a região central da cidade, no amplo prédio do extinto Mappim, na praça Ramos de Azevedo. “Atualmente, no Belenzinho, temos duas realidades bem distintas: a sede geral com cerca de 500 funcionários, incluindo a diretoria, cuja entrada é pela rua Álvaro Ramos. E do outro lado do muro, a unidade Belenzinho cujo acesso é pela rua Padre Adelino”, explicou. O novo espaço no Centro passará por obras com previsão de conclusão em 2027.
Números
No último balanço da instituição, de dezembro, o Sesc São Paulo registrava quase oito mil empregados efetivos em seu quadro.
Em 2022, as 40 unidades em todo o estado registraram mais de 15 milhões de frequentadores, enquanto os conteúdos nas plataformas digitais do Sesc São Paulo atingiram quase 85 milhões de visualizações. O Sesc está presente em São Paulo há 76 anos. (Kátia Leite)
que maravilha, notícias boas,que o Sesc venha logo aqui no Sapopemba!!😍😍😍
O Sesc é a minha segunda casa sou frequentadora assídua, Sesc Paulista, Itaquera, Guarulhos, Belenzinho Santo André e Bertiga, tive o privilégio de me hospedar nesse paraíso tudo de bom.
Sempre que posso almoço no Sesc só que agora sem agendamento prévio fico com receio de não conseguir almoçar, se puderem rever essa forma de agendamento ficarei muito grata. #ficaadica