Dentre as oito futuras estações anunciadas no prolongamento da Linha 2-Verde, as equipes do Metrô identificaram que a Anália Franco é a mais viável e tem maior potencial para obter a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) – que em português significa Liderança em Energia e Design Ambiental.
De acordo com o presidente do Metrô, Silvani Pereira, o objetivo da certificação é comprovar a adoção de práticas de construções sustentáveis. Também acarreta em melhoria na eficiência hídrica e energética da futura estação, reduzindo os custos de operação e manutenção.
Ainda segundo Pereira, durante o mapeamento das adaptações necessárias, foi identificado que algumas dessas boas práticas já são presentes nas diretrizes da Companhia, como a utilização de lâmpadas LED e captação e uso de água pluvial para fins não potáveis, entre outras.
A perspectiva é que, em cerca de dez anos, ocorra diminuição de custo de aproximadamente R$ 1,7 milhões de energia elétrica e água potável para a estação e a redução de 107 toneladas de emissão de CO2. “Portanto, os benefícios são maiores que as adaptações necessárias”, conclui o presidente.
Em andamento
O novo trecho da Linha 2-Verde terá 8,4 quilômetros de extensão da Vila Prudente até a Penha e está em obras simultâneas. Nesta semana foi concluída a escavação do poço da futura estação Orfanato. Foram removidos aproximadamente 60 mil metros cúbicos de terra em 273 dias. As próximas etapas serão o lastro de concreto magro, poço de recalque, impermeabilização e montagem da armação da laje de fundo.