Os Pátios de Compostagem administrados pela Prefeitura retornaram com as atividades de educação ambientação, através de visitas monitoradas para crianças com idade a partir dos seis anos e adultos. A região conta com o Pátio de Compostagem da Mooca, na rua Cirino de Abreu, em frente ao número 456. O espaço recebe semanalmente toneladas de resíduos orgânicos (frutas, legumes e verduras) das feiras livres da Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé.
Durante a visita, os participantes conhecem o pátio, o setor de recebimento dos resíduos orgânicos, as leiras (canteiros) de compostagem e obtém informações sobre o processo completo. As abordagens são feitas de acordo com as faixas etárias e do conhecimento de cada um. O trabalho é direcionado tanto para estudantes, quanto para pessoas que não conhecem o processo, técnicos da área de meio ambiente e setor público, como outras secretarias e prefeituras interessadas em aprender para reproduzir.
A iniciativa tem como objetivo mostrar a importância do processo de gestão de resíduos dentro da cidade, promovendo o consumo consciente de alimentos, além de fomentar a economia circular que a compostagem gera.
Os interessados em participar das visitas monitoradas devem enviar e-mail para compostagem@prefeitura.sp.gov.br, para que os procedimentos sejam acordados.
Saiba mais
Ao todo, a capital paulista conta com cinco pátios. As unidades possuem capacidade de recebimento de até 15 mil toneladas de resíduos por ano, que irão gerar até 3 mil toneladas de composto.
O composto gerado nos pátios é utilizado como insumo em jardins e praças públicas, por agricultores da cidade, em hortas comunitárias e projetos sociais e também está disponível para os moradores.
Oque podemos descartar nesse espaço ?