O Metrô de São Paulo obteve do Diretório do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) a aprovação de financiamento no valor de US$ 550 milhões que será investido na ampliação da Linha 2-Verde.
De acordo com a Companhia, esse recurso vai compor o orçamento que chega a R$ 8,5 bilhões para a execução das obras, implantação de sistemas e compra de novos trens. “É um investimento exclusivo do Governo do Estado para melhorar a mobilidade e gerar empregos. O financiamento possibilita a continuidade desse importante projeto”, afirma o secretário dos Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy.
As obras de ampliação da Linha 2 foram iniciadas em março, a partir da estação Vila Prudente. Segundo o Metrô, os trabalhos já estão em andamento em todas as oito estações que farão parte do novo trecho de 8,3 km até a Penha. Três dessas novas estações ficam na região: Orfanato, Santa Clara e Anália Franco (foto). Na Vila Prudente também está sendo construído um grande poço de ventilação e saída de emergência.
O Metrô ressaltou que o prolongamento da Linha 2 atenderá a mais de 320 mil pessoas/dia e evitará a emissão de milhares de toneladas de CO2 a cada ano, o que equivale à captura de carbono feita por 140 mil árvores ou 45 hectares da Mata Atlântica.