Atendendo solicitação da Folha, o presidente do Metrô, Silvani Pereira, respondeu com exclusividade sobre a expansão da Linha 2-Verde de metrô, a partir da estação Vila Prudente. As obras na região foram iniciadas nos canteiros das estações Orfanato (foto acima) e Anália Franco, além do poço de ventilação e saída de emergência na rua Falchi Gianini. Nesta primeira fase do prolongamento, os trabalhos estão concentrados entre a Vila Prudente e a Vila Formosa, onde a construção da futura estação também foi iniciada.
O poço na Falchi Gianini, que terá diâmetro de 32,8 metros e aproximadamente 50 metros de profundidade, é uma das etapas mais desafiadoras, segundo Silvani Pereira. “Todas as obras de construção de metrô são complexas e exigem grandes desafios. Na Linha 2, um destaque será a construção do túnel de via ligando o VSE (poço intermediário de ventilação e saída de emergência) Falchi Gianini à estação Vila Prudente, que será feita pelo método NATM, que é uma espécie de escavação com máquinas simples, sem o uso de tuneladoras”, explica.
“Outro ponto importante será a ligação entre o túnel já existente na região da Vila Prudente com as novas vias em construção, pela necessidade de precisão e acompanhamento ainda mais rigoroso das equipes de topografia durante as escavações. Esses trabalhos são norteadas por projetos que contam com mapeamento geológico e diversas sondagens das áreas, que ampliam a segurança das escavações e construções”, completou. O presidente do Metrô explicou ainda que todos os trechos em obras serão subterrâneos.
Atualmente, são 300 trabalhadores envolvidos na construção da estação Orfanato que deve ser concluída em 2026 e ter público estimado de 3,5 mil pessoas por hora. “A estação terá 44 metros de profundidade em um túnel de 130 metros de comprimento, por isso já foi uma das primeiras a ser iniciada”, destaca Pereira.
Sobre a parada seguinte, a estação Santa Clara, o presidente explicou que estão sendo iniciadas a montagem de canteiros e a elaboração de serviços preliminares nos terrenos que são fundamentais para as atividades posteriores de escavações.
De acordo com Pereira, a meta do Metrô é iniciar primeiro a operação no trecho entre a Vila Prudente e a Vila Formosa e depois, chegar à Penha. “Posteriormente, com o avanço das desapropriações, a Linha 2 seguirá até Guarulhos”, completa. “Essa ampliação da Linha 2 até Guarulhos é uma das principais obras de mobilidade urbana de São Paulo e vai beneficiar toda a Zona Leste, proporcionando mais conexões na rede de metrô, diminuindo o tempo de deslocamento, reduzindo trânsito e a emissão de CO2”, finaliza. (Kátia Leite)