Para apoiar a população mais impactada pela crise econômica causada pelo coronavírus, a Prefeitura vem reabrindo desde a semana passada algumas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (Cate). Mediante agendamento, são prestados serviços exclusivos às pessoas que estão com dificuldade para habilitar o seguro-desemprego e também acessar o auxílio emergencial do Governo Federal. Na região, a unidade na Subprefeitura de Vila Prudente continua fechada. A opção mais próxima é o Cate na avenida Sapopemba, 9064.
Para que não haja aglomeração, o atendimento é feito apenas com o agendamento prévio pela central telefônica da Prefeitura no número 156. As pessoas que comparecerem diretamente às unidades do Cate não serão atendidas e receberão a orientação de marcar dia e horário pelo telefone.
“Apesar do seguro-desemprego e do auxílio emergencial poderem ser realizados pela internet, temos uma estimativa que pelo menos 500 mil pessoas na capital têm direito a esses benefícios, mas não têm acesso ou familiaridade com o mundo digital, necessitando do atendimento presencial”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso. “O prefeito Bruno Covas solicitou a abertura de unidades dos Cates na periferia para ajudar essa população. Tomaremos todos os cuidados para zelar pela saúde dos nossos funcionários e também por quem será atendido, por isso, só mediante agendamento”, completa.
Tem direito ao benefício do seguro-desemprego o trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa. O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador também tem direito.
Já para o auxílio emergencial do Governo Federal será avaliada a renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, e de até três salários mínimos por família. Podem receber os desempregados, trabalhadores informais, Microempreendedores Individuais (MEI), inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais e contribuinte individual ou facultativo da Previdência Social.
Como funciona o agendamento
Os paulistanos que têm direito e não conseguiram se cadastrar para receber o seguro-desemprego e o auxílio emergencial podem ligar para o 156. Os atendentes irão questionar se o CPF do cidadão está ativo. Se a pessoa não possuir CPF ou estiver com alguma restrição, será indicada a resolução desse problema para prosseguimento do atendimento.
Se o CPF estiver sem problema, os atendentes farão o agendamento do serviço presencial no Cate mais próxima da casa das pessoas, para que o deslocamento seja o menor possível, diminuindo a exposição dos cidadãos ao contágio do coronavírus.
O atendimento é finalizado com a lista de documentos necessários para apresentar no dia da consulta e com o número de protocolo.
A Prefeitura ressaltou que as unidades seguem as recomendações dos órgãos de saúde para o distanciamento social em filas e assentos, além do uso obrigatório de máscaras pelas equipes técnicas e usuários. No local é oferecido álcool em gel.
Como acessar pela internet
Quem deseja tentar pela internet antes de recorrer ao Cate deve acessar o seguinte site para o seguro-desemprego:
www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego. E para o auxilio emergencial do Governo Federal: https://auxilio.caixa.gov.br/.