A antiga tradição de blocos carnavalescos de rua está cada vez mais forte em São Paulo. Este ano a cidade vai bater recorde. Segundo a Prefeitura, serão 786 blocos em 861 desfiles. Na região, os blocos devidamente cadastrados (que constam na relação divulgada pela administração municipal) agitam as ruas da Vila Prudente, Mooca, Tatuapé, Belém e arredores a partir deste final de semana.
Na Vila Prudente, é o sexto ano de desfile do Bloco do Opa. A concentração é neste sábado, dia 15, a partir das 13h, na rua Cananéia, próximo à Praça do Centenário. O desfile começa às 15h e percorre as ruas Cananeia, Américo Vespucci, Fidelis Papini e Ettore Ximenes, retornando ao ponto inicial.
Para cada carnaval, o bloco compõe a sua própria marchinha, que é tocada entre outras. Segundo os organizadores, o clima é familiar, contando inclusive com a participação de crianças. Os foliões podem comparecer fantasiados e haverá venda de camisetas do bloco por R$ 20 – não é obrigatória a aquisição para participar do desfile.
Também no sábado, dia 15, o Bloco Pedra no Rim, fundado em 2012 por um grupo de vizinhos apaixonados por Carnaval, se concentra na rua Itapira, na Mooca, a partir das 14h. O desfile seguirá pela rua da Mooca, Luiz Gama, Dom Bosco e Oscar Horta. O tema deste ano será o Axé de Salvador. O bloco, que já vendeu todos os abadás (mas qualquer pessoa pode participar), será embalado por muitas marchinhas e pela bateria Bigode Grosso regida pelo mestre Paulinho. Haverá a participação do Samba do Bonde, que tocará clássicos do samba de roda. Está confirmada a presença do tradicional bondinho.
Também haverá outros blocos na Mooca, no Belém e arredores. A folia continua, no domingo, dia 16, e nos dois próximos finais de semana. Veja a programação local completa no quadro abaixo.
A relação de todos os blocos carnavalescos da cidade pode ser acessada no link da Prefeitura: https://www.prefeitura.sp.gov.br/carnavalderua/