Moradores ainda estão indignados e assustados com o acidente ocorrido no último dia 16, quando um caminhão-tanque carregado de óleo vegetal tombou ao tentar subir a íngreme rua das Heras – apesar de uma placar logo no início da via alertar para a proibição do tráfego de veículo pesado no trecho. A carreta acabou atingindo ainda três residências que, agora, estão passando por reforma. Enquanto isso, a vizinhança continua assistindo ao desrespeito de motoristas que ignoram a sinalização viária.
Em apenas cerca de uma hora na rua da Heras, na Vila Bela, a reportagem da Folha flagrou seis caminhões tentando subir a rua. Quatro acabaram sendo impedidos pelos próprios moradores que tiveram seus imóveis atingidos, mas dois motoristas ignoraram os apelos e persistiram no desrespeito. Durante esse período, nenhum agente da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) passou pelo trecho, apesar da promessa de intensificar a fiscalização.
Como o problema é antigo e a vizinhança sabe que a CET não dá conta de impedir o tráfego de caminhões, a solicitação é que a via seja transformada em mão única de direção, no sentido da avenida José da Nóbrega Botelho, desde a rua Rio do Peixe ou da rua Mimosa. A proposta foi apresentada diretamente a um representante da CET na reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) em novembro passado, mas os moradores nunca receberam a devolutiva.
A Folha cobrou uma posição e a CET respondeu que “tecnicamente não é viável alterar para mão única de direção o tráfego na rua das Heras”. A Companhia explicou que a via é necessária para a ligação entre a Vila Prudente e a região do ABC e que a mudança criaria problemas de acessibilidade para todos os motoristas. Alegou ainda que “o tráfego seria desviado para outras vias, sem resolver a questão”.
Por fim, a CET reforçou que o local está sinalizado indicando a proibição de caminhões e cabe aos motoristas seguir as regras de trânsito estabelecidas por lei federal. E acrescentou que “o pessoal de campo segue fiscalizando infrações de trânsito na região”.