A partir das 10h deste sábado, dia 25, 35 grafiteiros de destaque da arte urbana dão início à missão de mudar a cara dos 219 metros de tapumes que protegem a fachada do Museu do Ipiranga – em obras de restauração que devem se estender até 2022. O trabalho dos artistas no “Tapume! Festival de Graffiti” poderá ser acompanhado pelo público até às 19h.
Os artistas serão inspirados pelo tema “o visível e o invisível na História”, uma menção ao potencial do que o museu deve apresentar em sua reabertura. Durante a ação, o público será incentivado a tirar fotos e postar em suas redes sociais com a hashtag #festivaltapume. A melhor imagem será premiada com um shape de skate grafitado pelos artistas e uma camiseta.
A programação será embalada com muita música. Entre 10h e 14h, o DJ Julio Torres, que já tocou em festivais como Rock in Rio, Tomorrowland e Skol Beats, estará no comando com um set pensado especialmente para o evento, que vai do Hip Hop oldschool dos anos 1990 até o atual.
O Food Park, que acontecerá o dia todo na lateral do museu, também terá bandas de rock paulistanas.
O “Tapume! Festival de Graffiti” acontece na avenida Nazaré (entre a rua dos Patriotas e a rua Conde Vicente de Azevedo).
Ações culturais
Durante o “Tapume! Festival de Graffiti”, também estão programadas oficinas gratuitas. Às 11h30, começa a oficina com o grafiteiro Guilherme Matsumoto, que assina seus trabalhos como XguiX. Com 20 vagas disponíveis, ela é voltada para adultos iniciantes que devem se inscrever em http://forms.gle/B7NbvNsgqcuTBMhM7. Às 15h, será realizada uma oficina com o grafiteiro Verde, voltada para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos. Para garantir uma das 20 vagas, a inscrição deve ser feita em http://forms.gle/5TthwERngEnCfMJz5.
Também haberá a palestra Arte Urbana no Século XXI, ministrada às 10h, por Baixo Ribeiro, fundador da galeria Choque Cultural e coordenador do programa USP_Urbana. Serão oferecidas 50 vagas mediante inscrição prévia no link http://forms.gle/B5tsoGHxVx7cV37S9.