Depois de passar longo período interditado e sofrendo degradação, o ginásio poliesportivo do Clube Escola Vila Alpina, o CEE Arthur Friedenreich, será reaberto neste domingo, dia 14, após passar por ampla reforma. Para celebrar a conquista, ocorre evento festivo das 10 às 16h, com diversas atividades gratuitas.
Durante o domingo, a quadra do ginásio será dividida em dois espaços. Em um deles acontecem eventos esportivos, como o torneio de basquete 3 x 3. No outro lado ficarão as atrações culturais, como batalha de rimas, poesia, dança de rua, hip hop, capoeira, entre outras. Brinquedos infláveis estarão disponíveis para a criançada.
O ginásio poliesportivo foi fechado em dezembro de 2015 para a construção do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Prudente, que está sendo erguido nas dependências da unidade esportiva. O equipamento chegou a servir de depósito de materiais e abrigo de operários no início das obras, mas logo em seguida foi fechado e permaneceu inutilizado até julho de 2017, quando um grupo de moradores locais, de forma voluntária, conseguiu autorização junto à Prefeitura e reabriu o espaço, passando a utilizá-lo improvisadamente para aulas de futebol para crianças. O projeto não seguiu adiante devido às más condições estruturais do ginásio, que apresentava problemas no piso, na iluminação, no telhado e na parte hidráulica.
Após ser procurada por frequentadores do clube, a vereadora Edir Sales (PSD) conseguiu neste ano destinar à Secretaria Municipal de Esportes uma emenda orçamentária no valor de R$ 108 mil para a reforma do ginásio. Os trabalhos começaram no mês de março, quando o CEE Arthur Friedenreich completou 50 anos e foram finalizados na semana passada. “Esse é um espaço muito importante para a nossa comunidade, que é carente em áreas públicas para a realização de esportes e lazer. Estamos nos esforçando bastante para ressuscitar esse clube, que foi praticamente extinto e, depois, com a união das pessoas, conseguiu reviver”, comentou a vereadora.
A reforma contemplou a troca do piso, que envolveu o trabalho de raspagem, nivelamento e nova pintura, além da recuperação das traves, implantação de novas redes e pintura interna. O sistema de iluminação foi aprimorado, assim como os vestiários. O ponto negativo é o abastecimento de água, que segue interrompido. “Estamos juntos com a vereadora nos empenhando para resolver esta questão, que é de crucial importância. Estamos constantemente em contato com as secretarias envolvidas e com a Sabesp. Esperamos solucionar o quanto antes”, explicou o atual coordenador do clube, Roney Cruz.
A partir de domingo o ginásio estará aberto ao público. Por enquanto já estão definidas aulas de voleibol na categoria infanto-juvenil, jogos de futsal e basquete, além de capoeira. Informações sobre dias, horários e disponibilidade pelo telefone: 96114-5213.
Histórico
O CEE Arthur Friedenreich foi fechado em dezembro de 2015, quando a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) resolveu iniciar as obras do CEU Vila Prudente nas dependências do clube. Depois de muita cobrança da comunidade, um dos campos de futebol foi reaberto assim como a pista de caminhada. A promessa da Prefeitura era de construir o CEU e recuperar a unidade esportiva até dezembro de 2016, mas as obras atrasaram e acabaram paralisadas em junho de 2017, na gestão de João Doria (PSDB), por falta de verba. Os trabalhos foram retomados em outubro do ano passado e a nova previsão de entrega ficou para 2020.
Enquanto isso, segue a indefinição de quando o complexo aquático será reformado e reaberto ao público. A comunidade está sem as três piscinas públicas desde dezembro de 2015.