A Secretaria Municipal da Saúde encerrou na sexta-feira, dia 31, a campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários. A partir de hoje, dia 3, as doses remanescentes da campanha de vacinação estarão disponível para a população em geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital.
A Secretaria recomenda que as pessoas dos grupos prioritários que ainda não se vacinaram aproveitem essa fase aberta da campanha e compareçam à uma UBS o quanto antes para garantir a imunização. A vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe (H1N1, H3N2 e Influenza B). Os interessados em receber a dose devem procurar a UBS mais próxima de sua residência e apresentar documento de identificação e, se possível, a carteira de vacinação e cartão SUS.
A Coordenadoria de Vigilância em Saúde recomenda que as pessoas alérgicas a ovos ou componentes da vacina passem por uma avaliação médica criteriosa antes de optar pela vacina. O munícipe que estiver com febre deve adiar a aplicação e em caso de dúvidas os profissionais da UBS podem prestar a orientação necessária.
De acordo com coordenadora do Programa Municipal de Imunizações (PMI), Maria Lígia Nerger, todos os esforços da campanha foram focados para alcançar a cobertura vacinal, pois a imunização contribui para a redução das complicações, das internações e, consequentemente, da mortalidade decorrente das infecções pelo vírus. “É recomendável que pessoas pertencentes ao público alvo tomem a vacina antes do inverno, período de maior circulação do vírus influenza, pois a vacina demora cerca de duas semanas para proteção”, explica.