O Governo do Estado deu a largada nesta semana para mais uma estação da Linha 15-Prata do monotrilho rumo ao extremo leste de São Paulo. Conforme o próprio Metrô divulgou, com mais esta etapa, “a Linha 15 terá seu trecho prioritário concluído”. Porém, na outra ponta, logo após a estação Vila Prudente, os trilhos continuam interrompidos abruptamente (foto). Em 2014, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos chegou a apresentar o projeto de prolongar o monotrilho até a estação Ipiranga da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), onde faria interligação com a Linha 10 – Turquesa. Mas, a proposta caiu no esquecimento do Estado e não é mais citada em nenhum dos anúncios envolvendo a Linha 15.
De acordo com o antigo projeto, o prolongamento rumo ao Ipiranga, a partir da estação Vila Prudente, teria 1,8 quilômetro de extensão. Seguiria pelo canteiro central da Anhaia Mello, como acontece no restante da Linha 15, e seguiria margeando as rampas do Expresso Tiradentes e do viaduto Grande São Paulo, rumo à linha férrea. Na sequência ocuparia área constituída praticamente por galpões até chegar à estação Ipiranga que, conforme anunciado anos atrás, também seria totalmente remodelada para receber o novo transporte.
Na época, o anuncio gerou apreensão e polêmica porque, para chegar da Vila Prudente até a estação Ipiranga, o traçado passava obrigatoriamente por parte da Favela de Vila Prudente e algumas moradias seriam desapropriadas. Em setembro de 2014 aconteceu audiência pública no Círculo de Trabalhadores, com a presença do então secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e de técnicos do Metrô que esclareceram que o projeto fundamental ainda estava em desenvolvimento e não era possível definir exatamente quantas moradias seriam afetadas. A perspectiva era de um número bastante baixo.
A Secretaria defendia que o principal objetivo do prolongamento até o Ipiranga era evitar a saturação da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde quando o monotrilho chegasse ao extremo Leste, como está previsto para acontecer dentro de dois anos. “Com o ramal até o Ipiranga, o passageiro que está no monotrilho e deseja seguir ao centro da cidade, não precisará desembarcar na Vila Prudente e fazer baldeações. Seguirá até o Ipiranga e seguirá pela Linha 10”, explicou o ex-secretário Jurandir Fernandes.
Atualmente a Linha 15 opera com as estações Vila Prudente, Oratório, Parque São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União, totalizando 7,8 km de extensão. A meta é concluir até o final do ano as estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus, abrindo novo trecho operacional de 5 km. Quando a etapa até São Mateus estiver concluída, a Linha 15 vai atender em torno de 350 mil passageiros por dia útil. Quando chegar até o Iguatemi, a demanda salta para 410 mil pessoas.
A Folha questionou o Metrô sobre o antigo projeto e a resposta foi que a meta no momento é concluir os trechos prioritários e já contratados da Linha 15, até Jardim Colonial. (Kátia Leite)