Em resposta aos questionamentos da Folha, a Prefeitura afirmou que entre janeiro e dezembro do ano passado foram tapados 4.437 buracos na região da Subprefeitura de Vila Prudente e outros 2.017 na área da Subprefeitura Mooca. Embora os números pareçam consideráveis, a média diária do serviço fica aquém do necessário. Conforme os dados divulgados, na Vila Prudente, que compreende área de 19,80 km² de extensão, foram reparados 12,3 buracos por dia e na Mooca, que possui área de 35,92 km², foram consertados apenas 5,6. A escassez do serviço resulta na esburacada situação de muitas vias da região.
Na avenida Cassandoca, na Mooca, importante acesso à Radial Leste, motoristas são surpreendidos com buracos em diferentes trechos há meses. Nas proximidades do cruzamento com a rua Tobias Barreto a reportagem contabilizou quatro crateras. “Todos os dias atendemos clientes que caíram em um destes buracos, durante à noite principalmente. Um colega já viu um motoqueiro perder o controle e cair. Por sorte não se feriu gravemente”, contou o frentista de um posto de combustíveis localizado no trecho, Josualdo de Assis.
Na rua dos Trilhos, também uma das principais vias do bairro, há um perigoso buraco na altura do número 1397. Comerciantes locais contam que já cansaram de registrarem reclamações na Prefeitura e o problema não é resolvido. “Posso afirmar que essa cratera está aberta há cerca de seis meses. Eu já registrei duas queixas no 156 e sei que o meu vizinho também, mas ainda não fizeram nada. Está perigoso. Quando percebem, os motoristas freiam ou desviam bruscamente, o que pode causar acidentes”, relatou o comerciante José de Almeida Soares.
Ainda na Mooca, na rua Fernando Falcão, esquina com a rua Lituânia, os motoristas também estão sendo surpreendidos com um grande buraco.
A situação é a mesma na área da Subprefeitura de Vila Prudente. Em dezembro do ano passado a Folha fez matéria apontando vários buracos no caminho dos motoristas e a diferença de lá para cá é que aumentaram de tamanho, já que a Prefeitura não se preocupou em tapar. Um dos exemplos, é na rua Serra do Pereiro, no Jardim Independência, bem próxima da sede da Subprefeitura, onde cratera na altura do número 132 continua atrapalhando a circulação dos veículos.
Na rua Salvador Mastropietro, na Vila Prudente, que já foi alvo de matéria recente, vários buracos continuam espalhados pela via, apesar de uma ação de tapa-buraco ter ocorrido recentemente.
A Secretaria Municipal das Subprefeituras informou que a Mooca e a Vila Prudente trabalharam em 2018, em média, com uma equipe de 10 pessoas em cada regional, utilizando cerca de 250 toneladas de massa asfáltica mensalmente. Foi ressaltado que para este ano as duas subprefeituras dobrarão o número de equipes e utilizarão cerca de 400 toneladas de massa asfáltica por mês. (Gerson Rodrigues)