Na semana passada, uma postagem no Facebook sobre assaltos ocorridos no cruzamento da avenida Anhaia Mello com a rua Ibitirama, na Vila Prudente, viralizou entre os moradores da região. Um internauta denunciava que presenciou no último dia 29, por volta das 13h, três homens abordando motoristas na Anhaia Mello enquanto o semáforo estava fechado. O denunciante citava ainda que outro caso aconteceu no mesmo dia no final da tarde. A postagem alarmou a comunidade que passou a compartilhar fazendo recomendações de alerta, criticando o policiamento e cobrando mais segurança no trecho.
A reportagem da Folha esteve no 56º Distrito Policial – Vila Alpina com o objetivo de apurar quantos casos de roubos e furtos ocorreram no trecho em questão nos últimos dias. Porém, nenhum boletim de ocorrência tinha sido registrado até a quarta-feira, dia 6. “Desconhecemos a denúncia porque não há registro. Para a polícia poder apurar e reforçar policiamento é necessário que os boletins sejam realizados. Formalizar a ocorrência na delegacia é muito mais eficaz do que fazer postagens na internet”, advertiu a equipe que fez o levantamento. Foi explicado ainda que, mesmo que a vítima estivesse de passagem pela Anhaia Mello e tenha registrado o boletim em outra delegacia ou até mesmo pelo sistema eletrônico da Polícia Civil, o documento é enviado ao 56º DP para investigação.
Outro caso
Também repercutiu na internet o roubo ocorrido no último dia 28, por volta das 7h da manhã, na altura do número 1040 da rua José dos Reis, na Vila Prudente. A ação foi filmada por câmeras de segurança existentes no trecho e as imagens, que foram bastante compartilhadas nas redes sociais, mostram vários homens armados abordando, de forma violenta, uma motorista, que tenta fugir de marcha ré, mas colide com o veículo que vinha atrás. Mesmo com o acidente, enquanto alguns criminosos bloqueiam o trânsito ameaçando condutores que tentam passar pelo trecho, os outros roubam os pertences de dentro do carro da vítima. O bando conseguiu fugir e ninguém foi localizado. Nesse caso, segundo policiais do 56º DP, a ocorrência foi registrada e as imagens estão sendo analisadas na tentativa de identificarem os criminosos.
O 21º Batalhão de Polícia Militar ressaltou que “a sensação de insegurança que a comunidade está sentindo não reflete os indicadores criminais que estão sendo apurados”. De acordo com a nota enviada à redação, “ocorreram alguns casos onde foram tomadas as providências imediatas para a resolução e para a prevenção de novos crimes, porém sabemos que há casos de subnotificação somente sendo relatados em redes sociais, o que prejudica o planejamento para o policiamento de forma adequada”. A Polícia Militar convida a comunidade a participar das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da região. A próxima está marcada para segunda-feira, dia 11, às 19h30, no salão do Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente, rua José Zappi, 120.