Após permanecer por quase três anos em situação de abandono e funcionando parcialmente, o Clube Escola Vila Alpina – mais conhecido como CEE Arthur Friedenreich – está prestes a ser reativado. O tradicional espaço para a prática de esporte e lazer na região passa por obras estruturais desde o final do ano passado e a reabertura oficial está marcada para o próximo dia 30. Equipamentos importantes estão sendo recuperados e outros construídos. Apesar da boa notícia, o ponto negativo é a indefinição de quando o complexo aquático será reformado. A comunidade está sem as três piscinas públicas desde dezembro de 2015.
O enorme ginásio poliesportivo recebeu pintura interna e está em fase de troca de piso. Além disso, foram construídas duas quadras – uma poliesportiva e outra exclusiva para a prática de tênis. Outra novidade é a troca do muro que cercava o campo principal por gradis, que auxiliará na segurança da unidade por melhorar a visibilidade. Benfeitorias também serão realizadas na pista de corrida e caminhada, que ganhará pedriscos e novas marcações.
Segundo o coordenador do clube, Marcos Araújo Santos, nomeado para o cargo em novembro passado, a Secretaria Municipal de Esportes destinou R$ 108 mil exclusivamente para a recuperação do ginásio. As outras intervenções estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Educação por conta da retomada das obras do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Prudente, que, além da construção do prédio educacional, também prevê a recuperação do clube. “Nessa primeira etapa foram construídas duas quadras, o muro foi trocado por grades e a pista de corrida e caminhada será recuperada. A promessa é que a próxima fase seja focada na recuperação das piscinas”, declarou o coordenador. A Folha questionou a Secretaria de Educação sobre o complexo aquático e não recebeu resposta até o fechamento desta matéria.
Além das reformas estruturais, a unidade conta com segurança 24 horas, cujo serviço é realizado por oito agentes que se revezam em três turnos. O clube também possui dois funcionários responsáveis pela manutenção e uma equipe de limpeza está em fase de contratação.
“Antes do início das obras utilizávamos o espaço no improviso e, mesmo assim, mais de 300 crianças de baixa renda da região estavam sendo atendidas com aulas de diversas modalidades esportivas, como karatê, futebol e atletismo. Agora, com a recuperação do ginásio e as novas quadras poderemos atender mais pessoas. A intenção é trazer a população de volta para este espaço”, comentou o coordenador. Ele afirmou que também estão sendo firmadas parcerias com universidades para estudantes de Educação Física ministrarem aulas de forma gratuita.
O CEE Arthur Friedenreich foi fechado em dezembro de 2015, quando a gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) resolveu iniciar as obras do CEU Vila Prudente nas dependências do clube. Depois de muita cobrança da comunidade, o campo de futebol foi reaberto assim como a pista de caminhada. A promessa da Prefeitura era de construir o CEU e recuperar a unidade esportiva até dezembro de 2016, mas as obras atrasaram e acabaram paralisadas na gestão de João Doria (PSDB) em junho de 2017 por falta de verba. Os trabalhos foram retomados em outubro do ano passado e a nova previsão de entrega ficou para 2020.