O Clube Escola Vila Alpina, que durante anos foi um dos principais espaços para a prática de esporte e lazer na região, continua esquecido pela Prefeitura. O espaço está parcialmente interditado desde janeiro de 2016 para a construção do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Prudente, cujas obras estão paralisadas e sem previsão de retomada.
O local só não está totalmente abandonado devido às ações voluntárias de um grupo de moradores da região e usuários que criaram a Associação Desportiva Arthur Friedenreich (ADAF). São eles que cortam o mato, limpam o espaço e promovem aulas gratuitas para a comunidade. Mas, todos aguardam a iniciativa da administração municipal para que os poucos equipamentos que sobraram no Clube voltem a ser utilizados.
Em dezembro do ano passado, a convite da vereadora Edir Sales (PSD), o Secretário Municipal de Esportes, Jorge Damião, visitou a unidade e conheceu as dependências inutilizadas, como o ginásio poliesportivo, as piscinas e os campos de futebol. Na ocasião, o secretário recebeu as reivindicações dos usuários, entre elas a reabertura dos equipamentos que não foram afetados com a construção do CEU. Na época, a Secretaria Municipal de Esportes informou que estava em contato com as secretarias de Educação e de Obras para que uma solução integrada fosse alcançada com o intuito de reativar os locais esportivos.
Questionada nesta semana, a Secretaria de Esportes informou que a área do Clube Escola está ocupada em quase sua totalidade pelas obras de construção do CEU Vila Prudente e, conforme reivindicações da comunidade e a pedido da vereadora Edir Sales, está sendo elaborado levantamento de engenharia e documental para a implantação de um clube esportivo com administração direta na área do ginásio e dos campos. A vereadora confirmou que está em contato com a Secretaria.