Com obra iniciada em agosto de 2015 e prazo anunciado de conclusão em 360 dias, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Ema deveria estar atendendo a população há um ano e meio. Mas, devido a vários problemas, como paralisação dos trabalhos por falta de repasse de recursos da Prefeitura, entre outros, a construção na rua Gustavo Stach tem apenas 65% dos trabalhos concluídos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a previsão é que a unidade fique pronta no primeiro semestre deste ano, porém não especifica quanto tempo levará para a unidade ser equipada após a entrega do prédio.
Além da morosidade dos trabalhos, o que também intriga a comunidade é o tempo que vai demorar para a unidade começar a funcionar após a conclusão das obras. Segundo o governo municipal, para que a UBS seja entregue à população, um termo aditivo ao contrato de gestão com a Organização Social de Saúde (OSS) Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) será realizado para a compra de mobiliário e contratação de recursos humanos.
A Prefeitura informou também que, após a finalização das obras, a unidade passará por processo de inspeções por parte da Coordenação de Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e pela engenharia da Secretaria Municipal de Saúde e da SPDM. Por fim, a gestão municipal acrescentou que o início do funcionamento irá depender dos resultados dessas verificações.
A população local espera que não aconteça com a unidade de Vila Ema o que ocorreu com a UBS Promorar, em Sapopemba, que, após a conclusão da obra de construção em 2016, ficou fechada por mais de um ano à espera de equipamentos e funcionários para começar a funcionar. (Gerson Rodrigues)