Na manhã de ontem, dia 14, a Cônsul-Geral da República da Lituânia em São Paulo, Laura Tupe, esteve no Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente, onde foi recebida pelo presidente da entidade e da Folha, Newton Zadra. Ela assumiu em 14 de julho o Consulado Geral, única representação diplomática da Lituânia no Brasil.
Através de vídeos institucionais ela conheceu as histórias e os trabalhos do Círculo e da Folha. Dominando perfeitamente a Língua Portuguesa, que aprendeu ainda na infância, a cônsul agradeceu o apoio à comunidade lituana de Vila Zelina e adiantou que no próximo ano, o característico bairro da região vai abrigar festividades especiais por conta do 100 anos da declaração da Independência da Lituânia, celebrada em fevereiro.
Laura Tupe ressaltou que a comunidade lituana em São Paulo é a segunda maior do mundo, só perdendo para a de Chicago, nos Estados Unidos. “Na minha infância conheci os nomes Vila Zelina, Vila Prudente e Vila Ema antes mesmo de conhecer bem os bairros da minha cidade. Na Lituânia todos sabem da importância desta região para a nossa cultura”, revelou Laura, natural de Vilnius, mas a mãe é nascida no Brasil e foi morar na Lituânia quando os pais decidiram voltar.
Laura Tupe contou que a sua acolhida em São Paulo foi muito melhor do que esperava e elogiou os primeiros imigrantes lituanos que vieram ao país por manterem vivos os costumes entre os seus descendentes. “Já estamos na quarta geração aqui no Brasil e foi um trabalho muito lindo desses avós e pais de criarem laços entre os jovens nascidos aqui e a Lituânia”, ressaltou.
A expectativa da cônsul é conseguir difundir ainda mais essa raiz cultural e fortalecer as relações entre o Brasil e a Lituânia. “Já somos parceiros econômicos e também pretendo destacar o turismo. A Lituânia é um país muito lindo, com belas paisagens naturais, arquitetura e muita história. Temos uma rede de transportes excelente, o que torna muito fácil a logística pelo país. Também pretendemos estreitar o intercâmbio para estudantes”, destacou. Laura Tupe ressaltou que em 2018 o Papa Francisco visitará a Lituânia, com predominância de 80% de católicos, e lembrou que é uma ótima oportunidade para os lituanos que vivem no Brasil programarem uma visita à terra natal. (Kátia Leite)