Durante a inauguração do Piscinão Guamiranga em Vila Prudente na quarta-feira, dia 1º, a reportagem da Folha questionou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) sobre a suspensão das obras de prolongamento da Linha 2-Verde do metrô até o final deste ano. É a segunda vez que o Estado congela a expansão.
A partir da estação Vila Prudente está previsto o prolongamento de 14,5 km da Linha 2 chegando até a rodovia Dutra, em Guarulhos, com 13 novas estações. O problema é que há dois anos o Estado desapropriou diversos imóveis na região da Santa Clara, onde será construída a estação Água Rasa, e com o congelamento da expansão, restaram escombros, residências vazias e terrenos que constantemente acumulam entulho, causando grandes transtornos aos vizinhos que restaram.
O governador justificou que diante da crise econômica e da falta de liberação de verba de financiamento pelo Governo Federal, foi necessário priorizar o término das sete obras de metrô, monotrilho e CPTM em andamento, entre elas a Linha 15 do monotrilho que atualmente, segundo Alckmin, tem mais de 1.200 trabalhadores envolvidos no prolongamento até São Mateus.
“Ao invés de começarmos novas frentes de obras e não conseguirmos entregar, vamos finalizar todas as que já iniciamos e algumas estão bem adiantadas. Temos novos financiamentos no Ministério da Fazenda, na Secretaria de Tesouro Nacional, e a hora que liberarem, damos a ordem de serviço para continuar a Linha 2 e outras que estão na fila”, explicou Alckmin.
O governador confirmou que existe a possibilidade da operação da Linha 15 –Prata ser concedida à iniciativa privada, mas ainda não está fechado. Se a proposta for adiante, a empresa que vencer a licitação terá parte da renda da bilheteria em troca de manter a operação e a manutenção do monotrilho.
Desapropriações – prolongamento da linha 2 do Metrô: a informação está incompleta pois além dos imóveis desapropriados na Vila Santa Clara para construção da Estação Água Rasa, também foram desapropriados imóveis na Rua do Oratório (agência do Banco Bradesco), Rua do Orfanato, Rua Cananéia e Rua Dr. Sanareli para construção da Estação Orfanato.