Estação Vila Prudente: ampliada interligação das linhas 2 e 15

No final da tarde de ontem, dia 11, o Metrô entregou seis novas escadas rolantes na estação Vila Prudente. A instalação dos equipamentos foi possível após a ampliação do local, visando facilitar o deslocamento dos passageiros. Com o grande aumento de fluxo nas paradas Vila Prudente, há muitas reclamações de superlotação e longas filas formadas nas escadas existentes até então.

Os novos equipamentos foram divididos em dois pavimentos, três em cada nível, da interligação entre as linhas 2-Verde de metrô e 15-Prata de monotrilho. Essa área ganhou mais espaço de circulação depois que o Metrô executou obras para a colocação de telhado, forro e fechamento em vidro. De acordo com a Companhia, também foram instaladas câmeras e 12 novos contadores de fluxo para aferição da quantidade de pessoas que realizam a transferência entre as linhas.

As melhorias fazem parte do projeto de ampliação do complexo Vila Prudente anunciado em fevereiro de 2021, na gestão do ex-governador João Doria. O investimento do Metrô é de R$ 56,7 milhões. Além das seis novas escadas, foram entregues em abril outras escadas fixas e rolante na plataforma (lado oeste) da estação da Linha 2 e novos canais de ventilação interna. Segundo o Metrô, também já foram concluídos anteriormente novos sanitários públicos na área de interligação e a readequação da entrada pela rua Cavour, com uma escada maior,  rampa de acessibilidade e reforço na iluminação.

Ainda como parte do projeto de ampliação, seguem em andamento as obras para instalação de novas escadas fixa e rolante na plataforma leste, no sentido da futura estação Penha do prolongamento em curso da Linha 2. O Metrô trabalha ainda na readequação de salas operacionais e de uma nova área comercial, onde poderão ser disponibilizadas lojas e serviços.