Todas as agências dos Correios de São Paulo recebem doações para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A estatal irá transportar gratuitamente. Não há custo para os doadores. As agências aceitam alimentos da cesta básica, produtos de higiene pessoal, material de limpeza seco, itens de cama, mesa e banho e ração para pets.
Na região há postos dos Correios nos seguintes endereços: avenida Paes de Barros, 3247, Vila Prudente; rua Herwis, 923, Vila Ema; rua Costa Barros, 246, Vila Alpina; rua do Oratório, 2424, Alto da Mooca; e praça Presidente Kennedy, 66, Mooca.
Mais locais
Os postos da Rede Descomplica SP, da Prefeitura, estão aceitando donativos. São considerados itens prioritários: roupas em bom estado para adultos e crianças; alimentos não perecíveis; água potável; produtos de higiene pessoal e de limpeza; e ração para cães e gatos. O Descomplica Mooca fica rua do Hipódromo, 1552. O Descomplica Vila Prudente está na avenida do Oratório, 172 (dentro da subprefeitura). As unidades funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.
A São Paulo Transportes (SPTrans) recebe doações em 29 terminais da cidade que funcionam 24 horas por dia. Podem ser entregues água, produtos de higiene e limpeza. As caixas para a arrecadação estão localizadas nas entradas dos equipamentos. Na região participa da campanha o Terminal Vila Prudente, na avenida Anhaia Mello, 1359.
O Círculo de Trabalhadores de Vila Prudente também iniciou campanha solidária. Está recebendo roupas de cama e banho; roupas/agasalhos para adultos e crianças; e utensílios essenciais de limpeza, como baldes, vassouras, rodos, panos de chão e escovas. As entregas podem ser feitas na rua José Zappi, 120 e 185; rua Marquês de Praia Grande, 115; e rua Coelho Neto, 164.
Museu
Quem visitar o Museu do Ipiranga até domingo, dia 12, também pode doar água potável e produtos de limpeza para as pessoas do Rio Grande do Sul em situação de calamidade. O museu fica na rua dos Patriotas, 100, e funciona das 10h às 17h.