Mesmo com o impasse na licitação para a construção de moradias sociais para as famílias que serão afetadas na Favela de Vila Prudente pela passagem da Linha 15-Prata de monotrilho, o Metrô afirmou à Folha que o projeto de ampliação segue sem alteração de cronograma e a previsão é concluir a ligação até a estação da CPTM no Ipiranga em 2026.
Para atender as família desapropriadas na comunidade de Vila Prudente, o Metrô pretende erguer 60 moradias no terreno que serviu de canteiro de obras da Linha 2-Verde ao longo da rua Tomaz Izzo, na Quinta da Paineira. A empresa vencedora do certame para o projeto já havia sido escolhida em fevereiro, mas agora a licitação foi suspensa após recurso das concorrentes. Sobre o caso, o Metrô respondeu à Folha ontem, dia 16, que “a licitação para contratar a empresa que vai construir as moradias para a realocação das famílias está em fase final com a análise da documentação das demais participantes”.
Caso o contrato não seja assinado a tempo para construir e entregar as moradias, o Metrô pode recorrer à opção de arcar com o chamado aluguel emergencial para concluir as desapropriações na favela.
O projeto de interligar a Linha 15 com a Linha 10-Turqueza da CPTM visa desafogar o complexo de estações da Vila Prudente. Atualmente, os passageiros que estão na Linha 15 de monotrilho e precisam usar os trens da CPTM, são obrigados a desembarcar na Vila Prudente e recorrer à Linha 2 de metrô para chegar uma estação adiante, no Tamanduateí. (Kátia Leite)