A partir desta quinta-feira, dia 2, a Secretaria Municipal da Saúde estendeu a vacinação contra a influenza, o vírus causador da gripe, para toda a população a partir dos seis meses de idade. A autorização foi dada pelo Ministério da Saúde. A capital paulista tem um milhão de doses em estoques.
A imunização acontece nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 7h às 19h, e nas Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, que seguem em horário estendido até as 22h.
Em declaração, o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, afirmou que a ampliação da vacinação “certamente, vai desafogar os serviços de pronto atendimento e hospitais da capital”. São necessárias duas semanas para que a vacina comece a fazer efeito no organismo. A Secretaria reforçou que a dose não causa gripe.
A campanha de imunização foi iniciada em 22 de março para grupos prioritários. Até a última terça-feira, dia 30, foram aplicadas 1.069.443 doses da vacina na cidade, totalizando apenas 27% dos grupos prioritários.