Uma família inteira que reside na rua Filipe Cardelino, no Jardim Independência, testou positivo para dengue no mês passado e três precisaram ser internados. “Eu e meus filhos, de 21 e 19 anos, tivemos os sintomas primeiro. Os exames acusaram que eles estavam com as plaquetas baixas e precisaram ficar no hospital”, conta a mãe, Geisa Bizon. “Tive sintomas mais leves, embora com a apreensão dos filhos internados juntos, nem sobrou tempo para eu sentir dor”, relata. “Pouco depois, meu marido também começou a ter os sintomas. O caso dele foi o mais grave: chegou a desmaiar, a febre não cessava e também teve baixa das plaquetas. Ficou quase seis dias internado”, completa. “Estamos melhores, embora fiquem alguns sintomas, como dor de cabeça e cansaço”.
A família não foi a única com casos de dengue na pequena e estreita rua. “Acreditamos que pegamos aqui na região mesmo, pois outros vizinhos também tiveram e houve mais casos de internações”, afirma Geisa. O Jardim Independência é um dos bairros que integra o São Lucas – distrito que vem tendo grande alta de casos a cada novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Conforme o último balanço, publicado na segunda-feira, dia 22, o São Lucas está com 2.430 confirmações de moradores com dengue. No balanço da semana passada, dia 15, constavam 1.970 casos. No dia 8, eram 1.664.
A reportagem pediu um posicionamento da Secretaria Municipal de Saúde sobre as ações adotadas para o distrito de São Lucas. Foi informado que a Unidade de Vigilância em Saúde (Uvis) Vila Prudente intensificou o combate à dengue na região, realizando bloqueios de criadouros casa a casa, nebulização, vistoria em equipamentos de saúde e escolas, pulverização em pontos estratégicos, orientação de combate às arboviroses, entre outras iniciativas.
Foi ressaltado que a Rede Assistencial à Saúde do Distrito Administrativo de São Lucas é composta pelas seguintes unidades: Assistência Médica Ambulatorial (AMA)/Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Independência – Hermenegildo Morbim Junior; UBS Jardim Guairacá; UBS Parque São Lucas; UBS Vila Ema; UBS Reunidas I e UBS Vila Heloisa. As UBSs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h com atendimento programático e demanda espontânea, incluindo os casos suspeitos de dengue. Já a AMA/UBS Integrada Jardim Independência ampliou o atendimento até às 22h, com funcionamento de segunda a sábado.