Em 24 agosto do ano passado, no evento Prefeitura Presente na Vila Prudente, o prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, anunciaram a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Prudente. Na ocasião foi informado que a obra seria iniciada ainda em 2023 – o que não ocorreu; com previsão de entrega em 2025.
O equipamento de saúde será construído em área cedida pela Subprefeitura Vila Prudente, na avenida Alberto Ramos, 103, no Jardim Independência. Segundo a Prefeitura, o investimento será de R$ 12,5 milhões e capacidade para 13 mil atendimentos mensais. As UPAs ficam abertas 24 horas e têm a função de um mini hospital, fazendo parte da rede de atenção às urgências.
Questionada sobre o atraso no início da construção, a Secretaria Municipal da Saúde informou que já ocorreu a aprovação do projeto. Acrescentou ainda que “neste momento está em fase de licitação, com previsão de início de obra no primeiro semestre de 2024”. Apesar do novo prazo, a Secretaria manteve a previsão de entrega em 2025.
A comunidade lamenta que a obra ainda não começou. “Não podemos mais ir para o Hospital de Vila Alpina, o que é um absurdo. No hospital da Mooca (Dr. Ignácio Proença de Gouvêa) também nos empurram para a UPA Mooca, que vive muito lotada. Vamos ficar nessa situação por mais dois anos esperando a UPA Vila Prudente?”, questiona a atendente Marcela S., mãe de duas crianças e moradora da Vila Bela.