Desde a inauguração da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde de metrô em agosto de 2010, passageiros reclamavam do acesso pela rua Cavour, que era composto apenas por uma estreita escada. Somente em dezembro de 2021, como parte das obras de ampliação da estação, que atende também a Linha 15-Prata de monotrilho, o Metrô entregou uma escadaria mais ampla. Porém, os usuários ainda enfrentam percalços pelo caminho.
Como o trecho é descoberto, muitos passageiros relataram à Folha que em dias chuvosos, a escadaria fica empoçada, formando uma lâmina nos patamares. “Além do perigo de quedas, os calçados acabam encharcados”, reclama a usuária Ligia Romero, que afirma que já abriu diversos chamados pelo aplicativo do Metrô, pedindo uma solução, mas nunca obteve retorno e também não viu providências.
Questionado pela Folha, o Metrô respondeu que “lamenta ter causado desconforto à população”. Informou que os responsáveis pelas obras de ampliação da estação Vila Prudente, realizaram a limpeza e verificação de todos os ralos para que o escoamento da água não seja interrompido. Finalizou afirmando que espera, com isso, resolver o problema de empoçamento de água.
Mais água
No último domingo, dia 1º, o problema foi dentro da estação, na transferência entre as linhas 15 e 2. Usuários que desciam pela escada rolante avistavam uma cascata no trecho em obra de ampliação. Equipes tentavam isolar o trecho e manter o piso seco. Alguns passageiros reclamaram que não foi a primeira vez que o problema aconteceu.
O Metrô explicou que a infiltração ocorreu no domingo, por volta de 12h30, quando devido às fortes chuvas, a bomba não suportou a vazão. O consórcio responsável pela obra foi acionado e, além da limpeza, substituiu a bomba e melhorou a vedação no local. O Metrô pediu desculpas pelo transtorno causado. (Kátia Leite)