Neste Carnaval, duas escolas de samba da Mooca desfilaram pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo (Liga-SP), que reúne as principais agremiações do carnaval paulistano. A Mocidade Unida da Mooca entrou no Sambódromo pelo Grupo de Acesso e agradou os jurados. Por pouco não conquistou uma vaga na elite do Carnaval paulistano. Terminou na quarta colocação, com 269,9 pontos, empatada com a tradicional Nenê de Vila Matilde, que no critério de desempate ficou na terceira posição. A campeão do grupo foi a Vai-Vai, também empatada em pontuação com a Camisa Verde e Branco. Ambas somaram 270 pontos.
A Uirapuru da Mooca disputou pelo Acesso II, no Anhembi. Terminou na sétima posição, com 269,7 pontos, e permanece no mesmo grupo em 2024.
Unidos de São Lucas é a grande campeã da UESP.
As demais agremiações locais desfilam pela União das Escolas de Samba Paulistanas (UESP). A Dragões de Vila Alpina entrou na avenida Alvinópolis, na Vila Esperança, pelo Acesso de Bairros I, mas não conseguiu impressionar os jurados. Acabou em última posição com 172,1 pontos e foi rebaixada.
As duas escolas da Vila Prudente estão no Acesso de Bairros III da UESP e também desfilaram na Vila Esperança. A Raízes de Vila Prudente (foto) conquistou a quinta colocação com 178,8 pontos. “Trabalhamos para vencer, mas comemoramos bastante o quinto lugar, porque tivemos contratempos de última hora e conseguimos superá-los para colocar a escola completa na avenida”, afirma Márcio Neves, presidente da Raízes. A Cabeções de Vila Prudente terminou na décima posição com 177,9. Ambas se mantiveram no mesmo grupo.