A combinação da passagem de uma frente fria sobre o continente com o deslocamento de um ciclone extratropical entre a Região Sul e o litoral paulista, provocou vendaval que resultou em muitos transtornos na capital na última quarta-feira, dia 10. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Prefeitura, as rajadas de vento em São Paulo chegaram a 75 km/h.
O Corpo de Bombeiros recebeu mais de 100 chamados de quedas de árvores na cidade até às 19h de ontem, dia 11. Pelo menos duas grandes espécies desabaram sobre veículos na região, atingiram residências e provocaram a interrupção do fornecimento de energia elétrica. Um dos casos ocorreu na rua Inhangapi, próximo ao cruzamento da rua Manaias, na Vila Zelina.
A outra ocorrência foi na rua Itaperima (foto acima), na Santa Clara, onde os moradores ficaram sem o restabelecimento da energia elétrica até a manhã desta sexta-feira, dia 12. “A árvore desabou por volta das 13h30 da quarta e a Enel só apareceu às 11h do dia seguinte para desligar os cabos de alta tensão e os bombeiros iniciarem a remoção. Deram prazo inicial para religar a energia às 18h da quinta, depois às 19h e o prazo só aumentava”, contou uma moradora que precisou jogar no lixo vários itens da geladeira. Também houve queixas de falta de energia na rua Fernão Marques, paralela a Itaperima.
Mais de 48 horas
No condomínio Giardino Imperiali I, na avenida Oratório, no Parque São Lucas, não houve queda de árvore, mas o sofrimento dos moradores e a indignação com a Enel foi ainda maior. O fornecimento de energia foi interrompido às 15h30 da quarta-feira e somente na tarde desta sexta-feira, dia 12, uma equipe da Enel apareceu no local. O conserto do transformador com problema foi concluído às 17h20 – quando o condomínio já enfrentava mais de 48 horas sem o serviço. Neste período, os apartamentos também tiveram desabastecimento de água porque as bombas pararam de funcionar e foi necessário alugar um gerador.
“Não sabemos mais a quem recorrer. É um descaso absurdo!”, reclamavam diversos residentes alegando que fizeram dezenas de chamados para a Enel desde a quarta-feira.
O que diz a Enel
Contatada no início desta tarde pela reportagem, a Enel respondeu às 14h49 que uma equipe estava a caminho do condomínio no Parque São Lucas. A empresa alegou ainda que “já restabeleceu o fornecimento de energia para 96% dos clientes que tiveram o serviço interrompido durante a passagem do ciclone extratropical. A companhia está trabalhando em casos pontuais, a maioria deles mais complexos, que demandam mais tempo de atendimento devido a necessidade de reconstrução de trechos inteiros de rede elétrica danificados”. Informou ainda que “está colocando de forma emergencial, adicionalmente, mais de 900 colaboradores para atender às áreas mais afetadas da maneira mais rápida possível. A Enel lamenta o transtorno e reforça que está dedicando todos os esforços para garantir o atendimento aos clientes”.
Até o fechamento desta matéria, a Enel não se pronunciou sobre ressarcimentos aos consumidores e se haverá desconto na conta de luz. (Kátia Leite)
Enel deixa consumidores mais de 48h sem energia
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