A partir da estação Vila Prudente da Linha 2-Verde o Metrô está tocando uma das maiores obras da América Latina. Segundo o presidente da Companhia, Silvani Pereira, o Governo do Estado está investindo R$ 8,68 bilhões na construção de mais 8,3 km de vias, oito estações e um pátio de manobras e manutenção entre Vila Prudente e Penha. Também haverá aquisição de 22 trens e sistemas de controle e segurança.
Na região serão três novas paradas: Orfanato, Santa Clara e Anália Franco. A estação Orfanato deve ser concluída em 2026 e ter público estimado de 3,5 mil pessoas por hora. “A estação terá 44 metros de profundidade em um túnel de 130 metros de comprimento”, comenta o presidente.
Pereira ressalta que a expansão da linha está gerando 2,2 mil empregos diretos e que poderão chegar a 3.500 no pico dos trabalhos. Outro destaque fica por conta do maquinário, entre eles o Tatuzão (tuneladora tipo Shield) com 100 metros de comprimento, 2,2 mil toneladas e roda de corte de 11,64 metros de diâmetro. É o maior já utilizado pelo Metrô.
O presidente citou ainda outros números da expansão: devem ser utilizados 870 mil metros cúbicos de concreto – o equivalente a 62 edifícios Itália; 64 mil toneladas de aço – o mesmo que nove torres Eiffel; 4,7 milhões de metros cúbicos de escavação – igual a nove mil piscinas olímpicas; e 170 mil metros quadrados de área construída – equivalente a 22 campos do estádio do Morumbi.
De acordo com o Metrô, a expansão terá impacto no meio ambiente. Quando concluída, as viagens por trilhos ajudarão a evitar a emissão de 19,8 mil toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera.
Fotos: Metrô SP
Expansão da Linha 2 gera 2,2 mil empregos diretos
0 Comentários