Está valendo na cidade de São Paulo a partir desta quarta-feira, dia 1º, o Passaporte da Vacina, implementado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde. O acesso acontece pelo aplicativo e-saúdeSP, que deve ser baixado no aparelho de celular.
O decreto que regulamenta o Passaporte da Vacina foi publicado no Diário Oficial do Município do último sábado, dia 28. O documento determina que serviços pertencentes ao setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos, com público superior a 500 pessoas, deverão solicitar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para permitir a entrada.
Passo a passo para o Passaporte
1) Acesse a loja de aplicativos do seu celular e digite no campo de busca: e-saúdeSP.
2) Baixe o aplicativo gratuito, aceite os termos de uso e faça o cadastro com o número de CPF, data de nascimento, nome completo, e-mail e telefone com DDD. Em seguida, crie uma senha. O app também está disponível na página e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login .
3) Após realizar o login, é possível acessar o Passaporte da Vacina, que está localizado no ícone laranja no canto inferior direito do menu principal.
O passaporte comprova que você já tomou a primeira dose, completou o esquema vacinal ou recebeu a dose única do imunizante contra a Covid-19, com as datas de aplicação das doses e um QR Code. Com esse código, os estabelecimentos e locais de eventos poderão visualizar o registro vacinal, que deverá ter pelo menos uma dose para o acesso ser permitido.
A comprovação da condição vacinal também poderá ser realizada pelo registro físico, mediante apresentação do comprovante de vacinação, ou de forma digital disponível nos aplicativos Poupatempo Digital, do governo do Estado e ConectSUS, do governo Federal.
Os eventos que não respeitarem as regras e restrições previstas no decreto e os demais protocolos estabelecidos ficarão sujeitos às penalidades cabíveis na legislação municipal.