Os hospitais estaduais de Vila Alpina (foto) e do Sapopemba, entre outras unidades gerenciadas pelo Serviço Social da Construção (Seconci-SP), têm se tornado referência em aleitamento materno. O órgão vem conquistando certificações de hospitais Amigo da Criança – selo criado em 1991 pela Organização Mundial da Saúde e pela UNICEF que atesta o compromisso com o tema.
O volume de leite materno coletado no primeiro semestre deste ano, em cinco hospitais sob gestão do Seconci-SP, contribuiu na alimentação de cerca de mil crianças. No Hospital Estadual de Vila Alpina foram coletados 147 litros de 24 doadoras e beneficiaram 86 crianças. No Hospital Estadual do Sapopemba foram coletados 183,47 litros de 53 doadoras e atenderam 221 crianças.
“Além de estimular e apoiar as mães para o aleitamento materno, essas unidades ofertam aos recém-nascidos internados leite humano doado, especialmente, quando algumas das mães ainda não produzem o leite”, explica o médico. Paulo Quintaes, superintendente de gestão pública estadual do Seconci-SP.
“O leite humano pasteurizado, proveniente dos Bancos de Leite Humano, oferecido para os bebês prematuros internados, além de nutrir e auxiliar no crescimento e desenvolvimento, contribui para a redução da incidência e gravidade das infecções neonatais e melhora das taxas de mortalidade”, destaca o médico neonatologista, Daniel Caldevila.
Hospitais estaduais da região são exemplos para aleitamento materno
0 Comentários