Dois decretos do governador João Doria (PSDB) publicados nesta semana, no Diário Oficial do Estado, especificam as desapropriações para o prolongamento da Linha 15-Prata em ambos os sentidos: rumo ao Ipiranga e ao extremo da Zona Leste na outra ponta.
O primeiro deles foi publicado no dia 31 e declara de utilidade pública vários imóveis para adequação do sistema viário para implantação do elevado que ligará as estações Jardim Colonial e Jacú-Pêssego. A parada Jardim Colonial está em fase de testes de segurança para inauguração.
Na última quarta-feira, dia 1º, o decreto publicado na página 4 do Diário Oficial dá ideia do trajeto que o monotrilho percorrerá entre a Vila Prudente e o Ipiranga, onde a Linha 15 terá interligação com a Linha 10-Turquesa da CPTM. Conforme a determinação, os imóveis citados ficam declarados de utilidade pública para fins de desapropriação pelo Metrô, por via amigável ou judicial. Os espaços atingidos estão situados em seis blocos de terrenos que somam área de quase 31 mil metros quadrados.
Haverá desapropriações nas avenidas Henry Ford e Anhaia Mello, inclusive de trecho de alinhamento da rampa de acesso do viaduto Grande São Paulo; na avenida Presidente Wilson e nas imediações do viaduto Pacheco e Chaves. Conforme o Metrô já havia confirmado, atinge uma faixa de moradias da Favela de Vila Prudente.
A contratação das obras para o trecho rumo ao Ipiranga está prevista para 2022. A Folha solicitou mais detalhes ao Metrô e trará informações na próxima edição.