A Secretaria Municipal de Saúde informou que a partir da próxima segunda-feira, dia 10, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunização, após a vacinação do público alvo contra a Covid-19, caso haja dose remanescente próximo ao término das atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a aplicação seguirá a seguinte ordem de prioridade: 1º) profissional de saúde com mais de 18 anos; 2º) adultos com mais de 55 anos de idade. Nos dois casos, as pessoas devem residir nas proximidades da UBS para conseguirem chegar com rapidez.
Até então, a lista englobava o público até 60 anos, cuja imunização já foi iniciada. O acionamento das pessoas na lista vale apenas quando a dose estiver próxima do período de validade. Alguns frascos comportam dez doses da vacina e após abertos, não podem ser guardados para o dia seguinte.
A unidade de saúde deverá manter listas de espera com os usuários elegíveis em sua área de abrangência, com os telefones para convocação deste público. A população também pode procurar a unidade mais próxima de casa para incluir os dados na lista.
A Secretaria esclarece que nem sempre há doses remanescentes, por isso os usuários devem aguardar o chamado pelo telefone. Caso a UBS tenha dificuldade em destinar essas últimas doses, deve entrar em contato imediatamente com a Supervisão Técnica de Saúde da região, para o direcionamento e utilização em outra unidade.