São Paulo inicia nesta quinta-feira, dia 6, mais uma etapa do calendário de imunização contra a Covid-19, com a vacinação de pessoas a partir de 60 anos. A estimativa da Secretaria Municipal da Saúde é que 371 mil pessoas nessa faixa etária recebam a primeira dose. A Prefeitura informou que toda a estrutura de vacinação da cidade está aberta, inclusive com novos pontos de drive-thrus.
A Secretaria informou que os drive-thrus serão utilizados exclusivamente para a aplicação da primeira dose da vacina Astrazeneca. A primeira dose da vacina da Pfizer, que começa a ser utilizada na Capital, será aplicada nas 468 UBSs, que também contarão com os imunizantes da AstraZeneca e da CoronaVac, esta última apenas para aplicação da segunda dose.
As UBSs atendem das 7h às 19h. Nos drive-thrus o funcionamento é das 8h às 17h. Na região, são duas unidades de drive-thrus: Igreja Batista Boas Novas, rua Marechal Malet, 535, Vila Prudente; e Shopping Anália Franco (foto), avenida Regente Feijó, 1.739, Tatuapé.
Até a última terça-feira, dia 4, foram aplicadas 3.388.822 doses da vacina contra a Covid-19. Foram 2.166.820 para 1ª dose e 1.272.002 para 2ª dose. A meta de cobertura vacinal é de 90% da população elegível.
Doses remanescentes
A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que partir desta segunda-feira, dia 10, seguindo as diretrizes do Programa Nacional de Imunização (PNI), após vacinado o público alvo, caso haja dose remanescente próximo ao término das atividades nas unidades de saúde, a aplicação seguirá a seguinte ordem de prioridade: 1º) Profissional de saúde com mais de 18 anos, morador das imediações da UBS; 2º) Adultos com mais de 55 anos de idade, moradores das imediações da UBS.
A unidade de saúde deverá manter listas de espera com os usuários elegíveis em sua área de abrangência, com os telefones para convocação deste público. Em caso de dificuldade para destinação dessas doses remanescentes, deve entrar em contato imediato com a Supervisão Técnica de Saúde.