Em uma nova reunião com a presença restrita de técnicos do Metrô e uma comissão de moradores da Favela de Vila Prudente, ocorrida no último dia 14, no auditório da Subprefeitura de Vila Prudente, foi confirmado que uma faixa de moradias que margeia a avenida Anhaia Mello será afetada pelo prolongamento da Linha 15-Prata do monotrilho rumo ao Ipiranga.
Conforme apresentado durante a reunião, cerca de 25 edificações devem ser atingidas. Moradores informaram à Folha que algumas delas são ocupadas por mais de uma família. Os próximos passos definidos pelo Metrô são primeiro identificar todas essas famílias e na sequência, constituir uma comissão com os moradores afetados para iniciar as tratativas do plano de reassentamento, com a participação deles.
A Folha questionou o Metrô sobre mais detalhes da reunião e do projeto de prolongamento da Linha 15, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria.
De acordo com informações anteriores, a obra de extensão da Linha 15 para o Ipiranga deve começar no segundo semestre de 2022. Por enquanto, o trabalho em curso na avenida Anhaia Mello é a construção de uma área de manobras de trens para agilizar o embarque e o desembarque na estação Vila Prudente do monotrilho, usando as duas plataformas disponíveis.
A nova área de manobra contará com um “track switch”, que é o aparelho que faz o monotrilho mudar de via. O Metrô afirma que, com essa alteração no trecho, os trens que vêm de São Mateus vão poder desembarcar os passageiros e seguir mais adiante para manobrar, liberando a chegada mais rápida de outras composições. Atualmente essa manobra é feita no lado leste da Vila Prudente, pouco antes da chegada à estação.