Fundações para novos pilares da Linha 15 na Anhaia Mello

O Metrô iniciou a escavação e execução de estacas das fundações para extensão de 380 metros a oeste da estação Vila Prudente da Linha 15-Prata do monotrilho. A Companhia ressalta que a obra na avenida Anhaia Mello permitirá a utilização das duas plataformas da estação, aumentando a oferta de trens e diminuindo o tempo de espera entre eles.

A nova área de manobra contará com um “track switch”, que é o aparelho que faz o monotrilho mudar de via. O Metrô afirma que, com essa alteração no trecho, os trens que vêm de São Mateus vão poder desembarcar os passageiros e seguir mais adiante para manobrar, liberando a chegada mais rápida de outras composições. Atualmente essa manobra é feita no lado leste da Vila Prudente, pouco antes da chegada à estação.

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, confirmou que a nova via deve estar concluída no segundo trimestre de 2022. O trecho vai compor a extensão da Linha 15 até a estação Ipiranga da CPTM, atualmente na fase de elaboração do projeto executivo.

Na outra ponta

A Linha 15 também está ganhando prolongamento no sentido extremo leste. O Metrô trabalha atualmente em uma área de manobra de trens a 560 metros da futura estação Jardim Colonial e na construção da Subestação Primária Iguatemi para ampliar a distribuição de energia elétrica para a extensão do monotrilho.
As panes de energia foram graves problemas que a Linha 15 enfrentou com a inauguração de novas estações. De acordo com o presidente do Metrô, os trabalhos estão em ritmo acelerado e “subestação será muito importante para operação de toda a linha”.

Foto: Metrô SP

 

 

Mais de 8,9 milhões de paulistanos devem voltar às urnas

Cidade com o maior colégio eleitoral do país, São Paulo decide neste domingo, dia 29, o segundo turno nas Eleições 2020 entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). O atual prefeito liderou a primeira fase da disputa, com 32,85% dos votos válidos, contra 20,24% do adversário.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), o eleitorado da capital paulista é formado por 8.986.690 pessoas. Dessas, 2.632.587 não comparecem às urnas no primeiro turno, resultando em uma abstenção de 29,29%. O índice é superior ao das eleições gerais de 2018 (21,52%) e das municipais de 2016 (21,86%).
A cidade de São Paulo conta com 58 zonas eleitorais, 2.060 locais de votação e 22.399 seções eleitorais.

Lacração das urnas

No domingo, dia 21, aconteceu na 1ª Zona Eleitoral – Bela Vista, responsável pelo julgamento dos processos de registro de candidatura, o início da cerimônia de geração de mídias e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno.

O procedimento consiste na transferência dos dados dos candidatos e eleitores para as urnas. Após a inserção são realizados testes nos equipamentos para garantir que estarão em pleno funcionamento no pleito. Ao final, as urnas são lacradas com selo específico da Justiça Eleitoral.
A saída das urnas do cartório da Bela Vista, rumo aos locais de votação, será neste sábado, dia 28.

 

Arte Sacra é destaque no Central Plaza

A exposição “Expressões da Fé” apresenta o trabalho de 13 artistas. As obras podem ser conferidas presencialmente, no corredor principal do Central Plaza, ou através do site oficial (www.centralplazashopping.com.br). A mostra fica em cartaz até 6 de janeiro.

As artes selecionadas retratam a sensibilidade e a fé de artistas plásticos, através de diferentes estilos e técnicas de pinturas. Beth Dapollo, Iza Leão, Tomaz Miranda e Miriam Leonel são alguns dos artistas que participam da mostra que acontece em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, Arte, História e Literatura (ABRASCI), com curadoria de Waldireni Morais Chelala e direção de Samir Chelala.

Acesso gratuito e durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h.

Central Plaza Shopping: avenida Dr. Francisco Mesquita, 1000, Vila Prudente.

Grupo São Cristóvão inaugura teatro na Mooca


O Teatro São Cristóvão Saúde iniciou suas atividades ontem, dia 26, com a comédia “Um Casamento Feliz”. A iniciativa é uma parceria do grupo com o Mooca Plaza Shopping, onde a sala de espetáculos está localizada no piso 2.

O teatro tem capacidade para 250 pessoas e por enquanto será utilizada 60% de sua lotação em respeito às determinações do Plano São Paulo por causa da pandemia do coronavírus.

De acordo com a assessoria do grupo, o teatro tem concepção moderna, instalações confortáveis e alta tecnologia em luz, som e imagem. O CEO e presidente do São Cristóvão Saúde, Valdir Pereira Ventura, destacou que futuramente o espaço cultural também funcionará como escola de teatro para iniciantes.

É oferecido ainda um novo conceito: o Teatro 4D, formato híbrido que permite assistir às atrações virtualmente de segunda a domingo, como peças adultas e infantis, Stand Up Comedy e acústicos.

Espetáculo

“Um Casamento Feliz”, de Gérald Bitton e Michel Munz, tem produção de Marcos Pasquim e conta com os atores Fábio Villa Verde, Renato Rabelo, Marcos Wainberg, Regiane Cesnique e Junno Andrade. Aborda a história de um solteirão convicto, mas que tem um pai muito conservador.

Apresentações: sextas-feiras às 21h, sábados às 15h e 21h e domingos às 11h, 15h e 21h. Ingressos através da SYMPLA pelo site www.sympla.com.br ou em totens eletrônicos na frente do teatro na rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, Vila Prudente. O acesso para o Teatro 4D também é através da SYMPLA.