Segundo turno: veja como foram os votos na região


O prefeito Bruno Covas (PSDB) foi reeleito para continuar governando São Paulo a partir de janeiro de 2021. Às 20h30 de ontem, dia 29, 100% das urnas estavam apuradas, totalizando 59,38% dos votos válidos para Covas (equivalentes a 3.169.121 eleitores). Seu adversário, Guilherme Boulos (PSOL) obteve 40,62% dos votos válidos (2.168.109 indicações nas urnas).

Covas venceu em 50 das 58 zonas eleitorais da cidade. Boulos foi o mais votado em Parelheiros, Grajaú, Valo Velho, Cidade Tiradentes, São Mateus e Campo Limpo, onde reside. No primeiro turno, o atual prefeito havia vencido em todas as regiões de São Paulo.

Na região

Na 4ª Zona Eleitoral – Mooca, Bruno Covas atingiu 70,87% dos votos válidos contra 29,13% de Guilherme Boulos. Foram 66.472 indicações nas urnas para o atual prefeito e 27.318 para o candidato do PSOL. Houve 3.127 votos brancos e 8.129 nulos.

Na 257ª Zona Eleitoral – Vila Prudente, Covas obteve 69,06% dos votos válidos – equivalentes a 71.610 eleitores. Boulos teve 30,94% dos votos válidos, que somam 32.084 indicações nas urnas. Foram registrados 4.390 votos brancos e 11.140 nulos.

Na 350ª Zona Eleitoral – Sapopemba, Covas teve 62,37% dos votos válidos e Boulos atingiu 37,63%. Representam a indicação de 48.136 eleitores em Covas e 29.041 em Boulos. As urnas apontaram ainda 4.614 votos brancos e 10.755 nulos.

Abstenção

Chamou a atenção o elevado número de pessoas que não compareceram ao pleito: 2.769.179 – 30,81% do eleitorado paulistano. Na zona eleitoral da Mooca, 55.176 deixaram de ir às urnas. Na Vila Prudente foram 55.911 eleitores não votantes. No Sapopemba, 41.176 não votaram.

Capital retrocede de fase no plano de combate a Covid-19

Um dia após o término das eleições, o governador João Doria (PSDB) acaba de colocar 100% do estado paulista na Fase Amarela do Plano São Paulo de combate ao coronavírus. O anúncio foi feito durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes. A capital paulista regride uma fase na classificação. Conforme o anunciado, a medida foi tomada diante do aumento de casos de Covid-19 e de internações nas últimas semanas. A nova reclassificação está prevista para 4 de janeiro, se não houver piora do quadro.

Estabelecimentos de todos os setores devem voltar a trabalhar com 40% de sua capacidade. Apesar de a fase amarela prever o funcionamento até as 17 horas, foi autorizado manter o atendimento ao público até as 22 horas, porém o limite de funcionamento volta a ser de 10 horas diárias, sequenciais ou fracionadas.

As instituições de ensino que voltaram a atender alunos presencialmente, podem continuar abertas, respeitando o limite de capacidade e as regras sanitárias especificas.

Os setores culturais, como museus e teatros que foram reabertos, dependerão da análise de cada prefeitura para continuarem funcionamento. Na capital paulista, o prefeito Bruno Covas (PSDD) só autorizou a reabertura quando a cidade entrou na Fase Verde.

“É uma medida de prudência que estamos tomando para melhorar o controle da pandemia. Precisamos do apoio da população e de micros, pequenos, médios e grandes empresários”, disse Doria.

“Os dados dos últimos dias sustentam a necessidade de políticas mais restritivas, que reduzem aglomeração e circulação de pessoas”, afirmou o Secretário de Saúde Jean Gorinchteyn. “Amarelo quer dizer atenção e respeito às regras sanitárias, evitando aglomerações, festas e encontros que estão levando o vírus a circular mais entre a população”, acrescentou.

Parte do Estado de São Paulo continuava na fase amarela. Sofreram regressão a Grande São Paulo inteira, a Baixada Santista, Taubaté, Campinas, Piracicaba e Sorocaba.

Fundações para novos pilares da Linha 15 na Anhaia Mello

O Metrô iniciou a escavação e execução de estacas das fundações para extensão de 380 metros a oeste da estação Vila Prudente da Linha 15-Prata do monotrilho. A Companhia ressalta que a obra na avenida Anhaia Mello permitirá a utilização das duas plataformas da estação, aumentando a oferta de trens e diminuindo o tempo de espera entre eles.

A nova área de manobra contará com um “track switch”, que é o aparelho que faz o monotrilho mudar de via. O Metrô afirma que, com essa alteração no trecho, os trens que vêm de São Mateus vão poder desembarcar os passageiros e seguir mais adiante para manobrar, liberando a chegada mais rápida de outras composições. Atualmente essa manobra é feita no lado leste da Vila Prudente, pouco antes da chegada à estação.

O presidente do Metrô, Silvani Pereira, confirmou que a nova via deve estar concluída no segundo trimestre de 2022. O trecho vai compor a extensão da Linha 15 até a estação Ipiranga da CPTM, atualmente na fase de elaboração do projeto executivo.

Na outra ponta

A Linha 15 também está ganhando prolongamento no sentido extremo leste. O Metrô trabalha atualmente em uma área de manobra de trens a 560 metros da futura estação Jardim Colonial e na construção da Subestação Primária Iguatemi para ampliar a distribuição de energia elétrica para a extensão do monotrilho.
As panes de energia foram graves problemas que a Linha 15 enfrentou com a inauguração de novas estações. De acordo com o presidente do Metrô, os trabalhos estão em ritmo acelerado e “subestação será muito importante para operação de toda a linha”.

Foto: Metrô SP

 

 

Mais de 8,9 milhões de paulistanos devem voltar às urnas

Cidade com o maior colégio eleitoral do país, São Paulo decide neste domingo, dia 29, o segundo turno nas Eleições 2020 entre Bruno Covas (PSDB) e Guilherme Boulos (PSOL). O atual prefeito liderou a primeira fase da disputa, com 32,85% dos votos válidos, contra 20,24% do adversário.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), o eleitorado da capital paulista é formado por 8.986.690 pessoas. Dessas, 2.632.587 não comparecem às urnas no primeiro turno, resultando em uma abstenção de 29,29%. O índice é superior ao das eleições gerais de 2018 (21,52%) e das municipais de 2016 (21,86%).
A cidade de São Paulo conta com 58 zonas eleitorais, 2.060 locais de votação e 22.399 seções eleitorais.

Lacração das urnas

No domingo, dia 21, aconteceu na 1ª Zona Eleitoral – Bela Vista, responsável pelo julgamento dos processos de registro de candidatura, o início da cerimônia de geração de mídias e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no segundo turno.

O procedimento consiste na transferência dos dados dos candidatos e eleitores para as urnas. Após a inserção são realizados testes nos equipamentos para garantir que estarão em pleno funcionamento no pleito. Ao final, as urnas são lacradas com selo específico da Justiça Eleitoral.
A saída das urnas do cartório da Bela Vista, rumo aos locais de votação, será neste sábado, dia 28.

 

Arte Sacra é destaque no Central Plaza

A exposição “Expressões da Fé” apresenta o trabalho de 13 artistas. As obras podem ser conferidas presencialmente, no corredor principal do Central Plaza, ou através do site oficial (www.centralplazashopping.com.br). A mostra fica em cartaz até 6 de janeiro.

As artes selecionadas retratam a sensibilidade e a fé de artistas plásticos, através de diferentes estilos e técnicas de pinturas. Beth Dapollo, Iza Leão, Tomaz Miranda e Miriam Leonel são alguns dos artistas que participam da mostra que acontece em parceria com a Academia Brasileira de Ciências, Arte, História e Literatura (ABRASCI), com curadoria de Waldireni Morais Chelala e direção de Samir Chelala.

Acesso gratuito e durante o horário de funcionamento do shopping, de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos e feriados das 14h às 20h.

Central Plaza Shopping: avenida Dr. Francisco Mesquita, 1000, Vila Prudente.

Grupo São Cristóvão inaugura teatro na Mooca


O Teatro São Cristóvão Saúde iniciou suas atividades ontem, dia 26, com a comédia “Um Casamento Feliz”. A iniciativa é uma parceria do grupo com o Mooca Plaza Shopping, onde a sala de espetáculos está localizada no piso 2.

O teatro tem capacidade para 250 pessoas e por enquanto será utilizada 60% de sua lotação em respeito às determinações do Plano São Paulo por causa da pandemia do coronavírus.

De acordo com a assessoria do grupo, o teatro tem concepção moderna, instalações confortáveis e alta tecnologia em luz, som e imagem. O CEO e presidente do São Cristóvão Saúde, Valdir Pereira Ventura, destacou que futuramente o espaço cultural também funcionará como escola de teatro para iniciantes.

É oferecido ainda um novo conceito: o Teatro 4D, formato híbrido que permite assistir às atrações virtualmente de segunda a domingo, como peças adultas e infantis, Stand Up Comedy e acústicos.

Espetáculo

“Um Casamento Feliz”, de Gérald Bitton e Michel Munz, tem produção de Marcos Pasquim e conta com os atores Fábio Villa Verde, Renato Rabelo, Marcos Wainberg, Regiane Cesnique e Junno Andrade. Aborda a história de um solteirão convicto, mas que tem um pai muito conservador.

Apresentações: sextas-feiras às 21h, sábados às 15h e 21h e domingos às 11h, 15h e 21h. Ingressos através da SYMPLA pelo site www.sympla.com.br ou em totens eletrônicos na frente do teatro na rua Capitão Pacheco e Chaves, 313, Vila Prudente. O acesso para o Teatro 4D também é através da SYMPLA.

Ação contra violência doméstica no metrô e monotrilho

Nesta quarta-feira, 25, Dia Internacional da Luta Contra a Violência à Mulher, o Metrô iniciou sua participação na campanha “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica”. As 62 estações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata passam a ser um local de referência para que as mulheres e outras vítimas de violência doméstica possam fazer suas denúncias e serem acolhidas em momentos de dificuldade.

Em caso de emergência, a vítima pode até mesmo mostrar a um funcionário um “X” desenhado em vermelho na mão, como forma de denuncia discreta.

Ao todo, são 1.200 agentes de segurança do Metrô capacitados para esse atendimento, além de parceria com as delegacias especializadas para o encaminhamento das vítimas, facilitando também o registro das denúncias. Os agentes de estação, operadores de trem e demais funcionários da operação também estarão devidamente instruídos para auxiliar nesses casos e acionar os seguranças para atender às vítimas.

De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, foram 266.310 registros de violência doméstica, além de 1.326 casos de feminicídio em todo país no ano de 2019. Com esses números, o Metrô se juntou a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para aumentar a luta contra essa violência e auxiliar no processo de acolhimento, estimulando também a denúncia.

Juventus sai da Copa Paulista sem vitórias


O time da Mooca foi eliminado da Copa Paulista nesta quarta-feira, dia 25. O Juventus terminou a primeira fase da competição na lanterna do Grupo 4, com apenas dois empates e quatro derrotas.

Nesta semana, o Moleque Travesso perdeu em casa por 2 a 0 para a Ponte Preta no domingo, dia 22; e foi goleado hoje pelo São Bernardo do Campo, por 5 a 1.

Hoje aconteceu a rodada decisiva para definir as equipes que avançaram para as oitavas de final.

Etecs e Fatecs abrem inscrições para processos seletivos

O Centro Paula Souza informou o calendário dos processos seletivos das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais para o primeiro semestre de 2021. Assim como ocorreu na última edição do Vestibulinho e do Vestibular, o ingresso se dará novamente pela análise do histórico escolar do candidato, sem a realização de prova presencial ou online por causa da pandemia de Covid-19.

As inscrições para os dois processos seletivos estão abertas e são realizadas somente pelos canais oficiais: vestibulinhoetec.com.br e vestibularfatec.com.br. Os interessados devem ler atentamente os Manuais do Candidato que estão disponíveis nos sites, antes de fazer a inscrição.

A inscrição para o Vestibulinho das Etecs será até 14 de dezembro. E para o processo seletivo das Fatecs até 15 de dezembro.

Câmara discute orçamentos das subprefeituras para 2021
Subprefeitura Vila Prudente pode ter redução de orçamento


A indicação do Executivo para a Proposta de Lei Orçamentária 2021, que estima as receitas e fixa as despesas da cidade para o próximo ano, prevê R$ 23,3 milhões para a Subprefeitura Vila Prudente (SUB-VP), que abrange os distritos de São Lucas e Vila Prudente.
Esse valor equivale a 2,19% da verba total que será destinada às 32 subprefeituras da cidade.

O valor proposto é inferior aos R$ 29 milhões de 2020, que já havia sofrido redução de 14% em relação a 2019, quando o orçamento foi de R$ 34 milhões.

A previsão orçamentária abrange conservação de bens públicos, segurança, zeladoria, promoção cultural entre outras ações da SUB-VP, como a requalificação e promoção da ocupação dos espaços públicos com o montante de R$ 4,4 milhões; manutenção e operação no serviço de guias e sarjetas, que tem recursos previstos de R$ 2,5 milhões; e manutenção de sistemas de drenagem que, pelo projeto, deverá receber para a execução R$ 3 milhões.

Subprefeitura Mooca

A Subprefeitura Mooca (SUB-MO), que inclui os distritos de Água Rasa, Belém, Brás, Mooca, Pari e Tatuapé, terá orçamento de R$ 35,6 milhões em 2021, segundo a Proposta de Lei Orçamentária Anual 2021 do Executivo. No ano passado, a SUB-MO teve R$ 43,8 milhões e em 2019, 41,5 milhões.

Entre as principais destinações de recursos previstos na peça orçamentária para a SUB-MO está o valor de R$ 5,1 milhões para requalificação e promoção da ocupação dos espaços públicos.

A verba prevista para a manutenção e operação no serviço de guias e sarjetas será de R$ 2,8 milhões, enquanto o investimento na operação tapa-buraco será de R$ 1,6 milhão. O orçamento destinado à SUB-MO para manutenção e operação de áreas verdes e vegetação arbórea será de R$ 4,8 milhões.

A discussão do orçamento para 2021 está em curso na Câmara Municipal. Na semana passada aconteceu a primeira audiência pública da Comissão de Finanças e Orçamento. O munícipe pode participar encaminhando sugestões através do site http://www.saopaulo.sp.leg.br/orcamento2021/ ou do e-mail: orcamentosp2021@gmail.com.