Obras Linha 15: trecho da Anhaia Mello terá interdição parcial

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) avisou que a avenida Anhaia Mello, no trecho entre as ruas Ibitirama e Dianópolis, será parcialmente interditada a partir das 10h deste sábado, dia 24, para obras da Linha 15-Prata do monotrilho. A duração prevista dos trabalhos é de 30 dias. 

No sentido bairro/centro da Anhaia Mello, as interdições previstas são na faixa da esquerda, junto canteiro central, entre as ruas Ibitirama e Maria Daffré. No sentido centro/bairro, também será na faixa da esquerda junto ao canteiro central, entre a rua Dianópolis e 50 metros após a avenida Paes de Barros.

O fluxo de trânsito será canalizado para as faixas restantes da avenida, o que deve provocar maior lentidão nesse período.

O Metrô esclareceu à Folha que a interdição é para início das obras de implantação de uma futura área de manobras de trens à oeste da estação Vila Prudente.

 

Metrô reconfirma intenção de levar o monotrilho ao Ipiranga

Desde 2014, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos apresentou a proposta de prolongamento da Linha 15 – Prata até a estação Ipiranga da Linha 10-Turquesa da rede de trens. O objetivo dessa ligação é desafogar o embarque e o desembarque na estação Vila Prudente da Linha 2-Verde de metrô, a única que faz interligação com o monotrilho e passou a enfrentar aglomerações conforme o transporte foi avançando rumo ao extremo Leste. Após muito tempo sem retomar o assunto; em dezembro do ano passado, o Governo do Estado avisou que estava reiniciando os estudos.

Questionado pela Folha nesta semana, o Metrô informou que atualmente toca as obras da estação Jardim Colonial, prevista para ser inaugurada em 2021, e as próximas etapas envolvem os projetos executivos para que a Linha 15 chegue até Jacú Pêssego em uma ponta e ao Ipiranga em outra.

Conforme antigo projeto apresentado na região, o prolongamento rumo ao Ipiranga a partir da estação Vila Prudente, teria 1,8 quilômetro de extensão. Seguiria pelo canteiro central da Anhaia Mello, como acontece no restante da Linha 15, e continuaria margeando as rampas do Expresso Tiradentes e do viaduto Grande São Paulo, rumo à linha férrea. Na sequência ocuparia área constituída praticamente por galpões até chegar à estação Ipiranga que, conforme anunciado anos atrás, também será totalmente remodelada para receber o novo transporte. Um questionamento muito presente na região é sobre possíveis desapropriações na Favela de Vila Prudente, que fica no caminho da extensão.

O Metrô não forneceu qualquer tipo de previsão para o novo projeto executivo ser concluído e colocado em prática. A nota enviada pela assessoria de imprensa destacou ainda que a Companhia também elabora projeto para a ampliação da integração na estação Vila Prudente, melhorando o fluxo de circulação dos usuários.

Na noite de ontem, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que a avenida Anhaia Mello, no trecho entre as ruas Ibitirama e Dianópolis, sofrerá interdição parcial a partir de amanhã, justamente para obras da Linha 15.