Estação recebeu 8,8 milhões de usuários em 2019

Uma década de operação. Nesta sexta-feira, dia 21, a estação Vila Prudente da Linha 2-Verde completa 10 anos. O benefício da parada para o bairro pode ser medido em minutos: com os trens do Metrô o percurso entre a Vila Prudente e a avenida Paulista é percorrido em menos de 20 minutos.

Também pode ser medido em usuários: no ano passado, recebeu diariamente cerca de 67 mil passageiros. Em 2019, 8,8 milhões de pessoas adentraram pelas suas catracas.

Construída no subsolo do terreno na altura do número 1.359 da avenida Anhaia Mello, a estação Vila Prudente tem 19.729,26m² de área construída e quatro níveis para a circulação de pessoas. A sua cobertura é feita de aço em forma de grelha e de vidro, que permite a entrada de luz natural até o nível da plataforma, a 14 metros de profundidade.

Integração de modais 

Com o passar do anos, a estação Vila Prudente foi ganhando integrações. O Metrô construiu a estação Vila Prudente da Linha 15-Prata, que iniciou o funcionamento em 30 de agosto de 2014 e opera no sistema de monotrilho. Atualmente a Linha 15 chega até São Mateus. Faz parte também deste complexo, o terminal urbano de ônibus municipais que foi construído pelo Metrô e passou a operar em maio do ano passado com mais de 35 linhas diurnas e noturnas.

Atualmente, a partir da estação Vila Prudente, a Linha 2-Verde está sendo ampliada. Serão 8,3 quilômetros de trilhos e oito novas estações: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva e Penha. Os primeiros canteiros de obras já foram instalados na região.

Veja mais fotos:

 

Estação Vila Prudente de metrô completa 10 anos

Exatamente hoje, 21 de agosto, a estação Vila Prudente da Linha 2-Verde completa 10 anos de inauguração. O dia, um sábado, foi marcado por muita festa e expectativa na região: antes mesmo da abertura oficial das portas, centenas de pessoas se aglomeravam na entrada para participar do evento e fazer as primeiras viagens no tão aguardado metrô do bairro.

A estação, certamente uma das mais bonitas da cidade, é marcada por uma arquitetura futurista, com destaque especial para a cobertura de vidro, que proporciona iluminação natural. Além de elevar consideravelmente a qualidade do transporte público na região, a inauguração da estação do metrô foi um divisor na história do bairro, colocando definitivamente a Vila Prudente no mapa da cidade.

No entanto, apesar de ser uma benfeitoria enorme à região, a estação Vila Prudente precisa de atenção urgente da Companhia do Metropolitano e do Governo do Estado. Com a expansão da Linha 15-Prata do monotrilho para o extremo leste, a estação Vila Prudente de metrô viveu dias de estação Sé por ser o único ponto de integração com a Linha 15. Escadas rolantes chegavam a ser desligadas para evitar a superlotação nas plataformas. O problema só foi amenizado por causa da pandemia do coronavírus que colocou grande parte de trabalhadores em home office, desafogando a estação.

A Folha vem cobrando que as autoridades se pronunciem com urgência sobre a extensão da Linha 15 até a estação Ipiranga da CPTM, oferecendo alternativa de interligação aos usuários.

Toda a extensão da rua Inácio ganha novo asfalto

Sempre que a Prefeitura anunciava alguma etapa do programa de recapeamento, a revolta era grande porque a rua Inácio, na Vila Zelina, nunca aparecia na lista. Importante via de ligação da Vila Prudente com o ABC, recebendo inclusive linhas de ônibus, a rua tinha há anos um dos asfaltos mais sofríveis da região. Finalmente o serviço de recapeamento foi executado nos últimos dias.

“Era um sofrimento transitar pela Inácio. Cheguei a amassar a roda do meu carro e com o passar dos anos, só foi piorando com os remendos que a Prefeitura tentava fazer dos vários e vários buracos”, comenta Dionísio Amaral, que trabalha em São Caetano e utiliza a rua com frequência.

O serviço de recapeamento foi executado pela Sabesp, com base no Termo de Cooperação com a Prefeitura. De acordo com a Companhia, o trabalho já foi concluído em toda a extensão da rua e a reposição da sinalização horizontal será realizada em até 30 dias.

Outras vias

De acordo com a Secretaria das Subprefeituras, na área da Subprefeitura Vila Prudente está previsto até o final deste ano, o recapeamento da rua Orlando Calisto, no trecho entre as avenidas Brumado de Minas e Oratório.

Sobre a avenida Anhaia Mello, a Secretaria destacou que foram recapeados dois trechos do corredor viário: entre a rua José Antonio Fontes até a avenida a avenida Sapopemba e o outro entre a rua José Antonio fontes e avenida Francisco Fett. Não foi informado o prazo para troca de asfalto do restante da avenida.