Nessa semana, o alerta em grupos de mães em redes sociais foi para os casos de Influenza (gripe), dos tipos A e B, confirmados em alunos de escolas da região. Conforme informações relatadas à Folha, em apenas um colégio particular foram várias ocorrências em estudantes de uma mesma sala de aula. Questionada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde afirmou que não havia notificação de surto, mesmo assim a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) reforçaria as medidas que devem ser adotadas.
De acordo com a Secretaria, neste ano de 2020, foram registrados até a manhã da última quarta-feira, dia 19, sete surtos de síndrome gripal na cidade, com 28 casos. Como, seis destes surtos ocorreram em instituições escolares, a Secretaria elaborou uma série de medidas que devem ser adotadas no ambiente escolar (veja o quadro abaixo).
Várias escolas também encaminharam comunicados aos pais para orientarem os filhos quanto aos cuidados de higiene pessoal que reduzem os riscos de contaminação e sobre a importância de se observado sintomas, como febre e mal-estar, manter o aluno afastado das atividades.