Inauguradas no dia 16 do mês passado, as estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus da Linha 15-Prata do monotrilho, operada pela Companhia do Metropolitano de São Paulo – Metrô, já estão funcionando das 4h40 à 0h todos os dias da semana, com exceção dos sábados, quando a operação é estendida até a 1h.
De acordo com o Metrô, o tempo de deslocamento de São Mateus para o centro da cidade foi reduzido em até 50%. A estimativa é que a Linha 15 passe a atender agora 330 mil pessoas por dia.
Problemas na virada do ano
No último dia de 2019, houve furto de cabos de energia na nova estação São Mateus, o que afetou a operação da Linha 15. Já nos primeiros dias de 2020, a falha em equipamento de via próximo à estação São Lucas obrigou um esquema de operação em dois trechos que se estendeu durante os dias 2 e 3. O monotrilho funcionou entre Vila Prudente e Camilo Haddad, onde o passageiro precisava fazer a troca de trem para seguir adiante. Em nota, o Metrô lamentou o transtorno e informou que a falha demandou tempo maior do que previsto para os reparos.