Após muitos anos de solicitações, a avenida Vila Ema passou a contar com semáforos para auxiliar a travessia dos pedestres na altura da estação Oratório da Linha 15-Prata. Desde a inauguração da parada do monotrilho, em setembro de 2014, se intensificaram os pedidos para instalação dos equipamentos na via. No trecho também há uma escola estadual e muitas mães engrossavam as solicitações por mais segurança viária. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já havia reconhecido a necessidade da medida há mais de um ano.
Apesar de as solicitações terem sido para semáforo na avenida Vila Ema com a rua Batuns, onde há pontos de ônibus; a CET informou que por questões técnicas, levando em consideração o fluxo de pedestres, os semáforos foram instalados na avenida Vila Ema com a rua Nupeba – que desemboca no acesso à estação Oratório. O local fica a apenas 80 metros do ponto indicado inicialmente pela comunidade. A CET ressaltou que a distância é a mesma para o monotrilho.
Alerta
Mesmo com o tão solicitado equipamento já em funcionamento desde o último dia 1º, a reportagem flagrou pedestres atravessando fora da nova sinalização e desrespeitando o tempo semafórico.