Em junho deste ano a Grow, empresa de patinetes elétricos responsável pelas marcas Yellow e Grin, ampliou a área de atuação para bairros da Zona Leste, entre eles a Mooca e o Tatuapé. No entanto, apesar da malha cicloviária que atende as estações de metrô e monotrilho, além do Parque de Vila Prudente e outros espaços de lazer, a Vila Prudente, São Lucas e Sapopemba ainda não estão no radar da empresa para receber os patinetes.
Procurada pela Folha, a Grow informou que está sempre estudando a ampliação de suas áreas de atuação e, com base nos aprendizados sobre os fluxos da cidade e demandas dos usuários, a empresa busca uma expansão gradativa e responsável. Sobre a Vila Prudente, a empresa informou que ainda não tem informações e dados específicos para uma possível ampliação do serviço.
De acordo com dados da Grow, na Zona Leste, cerca de 34% das corridas partem ou terminam na região da estação Tatuapé do metrô e da praça Silvio Romero. Na região, a área atendida é de 12,2 km² e inclui os bairros Parque São Jorge, Tatuapé, Belém, Vila Zilda, Vila Azevedo, Quarta Parada, Vila Gomes Cardim, Vila Santo Estevão, Água Rasa e Mooca. A operação de patinetes atende também na zona leste as estações de metrô e trem Belém, Carrão, Penha e Tatuapé, além do Parque Estadual do Belém, do Parque Piqueri e do Ceret.
Para o estudante e morador da Vila Bela, Thiago Catalani, que utiliza patinetes em outras áreas da cidade, a ampliação do serviço para a região de Vila Prudente traria muitos benefícios para a comunidade. “Sinto muito a falta deste modal na área onde moro. Todos os dias faço o percurso a pé da estação Vila Prudente do metrô até a minha casa, que fica na Vila Bela. Gasto cerca de 20 minutos andando. Se tivesse os patinetes chegaria muito mais rápido, assim como outras pessoas”, comentou. “É muito importante e fácil contarmos com esse transporte na região. Já temos um grande número de ciclovias que poderão ser utilizadas”, completou Catalani. (Gerson Rodrigues)