A Secretaria de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB) realizou nova vistoria ontem no viaduto Alcântara Machado, na divisa da Mooca com o Brás, e concluiu que a estrutura está em condições de suportar o tráfego de veículos leves e ônibus simples (apenas dois eixos) em todas as faixas de rolamento, nos dois sentidos. Caminhões e ônibus articulados continuam proibidos de circular pela via.
Após ter sido atingido por um incêndio no último dia 12, na altura da Rua Piratininga, apenas três faixas em cada sentido do viaduto Alcântara Machado ficaram liberadas para o tráfego de veículos leves ao longo desta semana.
A Prefeitura informou que fez a retirada de corpos de prova (amostra de material) da estrutura do viaduto e a remoção da camada de concreto que foi danificada pelo fogo. Foram recolhidas amostras de concreto e de aço, que estão passando por análise para que seja definido qual o exato dano que o incêndio causou ao viaduto.
Até a próxima semana serão publicados no Diário Oficial as contratações emergenciais do laudo estrutural (onde serão verificadas o estado do concreto, das ferragens, juntas de dilatação, entre outros elementos estruturais) e da obra de recuperação da via.