Começaram nesta semana as obras de revitalização do Parque Professora Lydia Natalízio Diogo, conhecido como Parque de Vila Prudente. Reivindicações antigas dos frequentadores serão contempladas, como a reforma dos brinquedos do playground (foto) e a cobertura do pergolado. Também haverá melhorias na estrutura da sede administrativa.
De acordo com a Prefeitura, o valor da obra é de R$ 183.816,83 e a previsão é que os trabalhos sejam concluídos em 90 dias. Os recursos para a revitalização da principal área verde da região são provenientes de uma emenda parlamentar da vereadora Edir Sales (PSD). “O parque é o maior e mais frequentado espaço de esportes e lazer da região. Frequentemente utilizo esta área e recebo demandas dos usuários. Em conversas com o administrador, fizemos o mapeamento das maiores necessidades e conseguiremos atendê-las com esta emenda”, declarou a vereadora.
Segundo a Prefeitura, as salas da sede administrativa serão melhoradas, assim como o telhado, a parte hidráulica e os banheiros, que também são utilizados pelos frequentadores.
O playground infantil, que tem os mesmos brinquedos desde a inauguração do parque, em 2005, passará por reforma total e receberá novos equipamentos.
Outra intervenção ocorrerá no espaço destinado à prática de atividade física da terceira idade. O local será ampliado e mais aparelhos serão instalados. Próxima a esta área existe um pergolado, que será coberto e passará a ser mais um local para os usuários se protegerem do sol e da chuva.
Na parte inferior do parque há outro imóvel que atualmente serve de depósito de materiais. Segundo a Prefeitura, este local também receberá melhorias e a intenção é transformá-lo em um espaço para atividades voltadas à educação ambiental.
O ex-conselheiro gestor do parque, João Batista Silva, que frequenta a unidade todos dias e realiza ações voluntárias, está contente com a intervenção. “Tudo que está planejado nesta obra e está sendo feito são as principais necessidades que nós, usuários, reivindicamos há muito tempo. Sinto que nosso parque ficará ainda melhor”, comentou.
Concreto no verde
Quem também aprovou a intervenção foi o ambientalista e morador da região Fernando Salvio, que frequenta o parque constantemente. “Espero que a verba seja utilizada de forma inteligente. Os brinquedos do parque há muito tempo precisavam de manutenção”, comentou. No entanto, Salvio fez uma ressalva. “Estão implantando placas de cimento no local destinado a atividades físicas. Cimentar qualquer área verde é inconcebível”, completou.
A Prefeitura alegou que esses trechos cimentados servirão de base para os aparelhos de ginástica, os quais não teriam estabilidade se ficassem anexados direto na terra.
EXCELENTE, QUANTO ÀS INSTALAÇÕES, MAS AINDA FALTA SEGURANÇA PARA OS USUÁRIOS, DEVERIAM SER MAIS FREQUENTADOS POR SEGURANÇAS OU GUARDA MUNICIPAL ATRAVÉS DE RONDAS OSTENSIVAS.