Durante cerca de duas horas na noite de ontem, dia 12, o viaduto Alcântara Machado, na divisa da Mooca com o Brás, sofreu o impacto das chamas de um grande incêndio ocorrido na parte de baixo, onde mais de 100 famílias ocupavam a área.
O equipamento permaneceu totalmente bloqueado, em ambos os sentidos, desde a noite de ontem até cerca das 11h desta sexta-feira, dia 13. Sobrou apenas a marginal do viaduto para comportar o trânsito neste período. Congestionamentos se espalham por toda a região nesta manhã .
O fogo nos baixos do viaduto começou por volta das 19h e foi controlado pelo Corpo de Bombeiros depois das 21h. Foram utilizadas 13 viaturas na operação que foi encerrada somente depois das 23h. Não houve vítimas.
De acordo com a Prefeitura, 103 famílias viviam no local. A Secretaria de Assistência Social ofereceu os abrigos municipais para os desalojados, mas segundo o governo municipal, apenas uma pessoa aceitou o acolhimento. “É uma área em que desde o início da gestão a gente vem tratando da reintegração de posse e esse é um daqueles casos em que tentamos acordo no poder judiciário e, às vésperas de marcarmos a ação, temos essa fatalidade”, explicou o prefeito Bruno Covas (PSDB) que esteve no local na noite de ontem.
Neste final de semana serão executados serviços de limpeza, onde houve o incêndio, e corpos de prova (amostra de material) começarão a ser retirados da estrutura do viaduto para passarem por análise.