A Subprefeitura de Vila Prudente (SUB-VP) iniciou nesta semana a coleta de aparelhos eletroeletrônicos inutilizados, em parceria com a empresa Coopermiti, para fornecer o destino adequado aos inservíveis.
A caixa coletora fica na Praça de Atendimento da Subprefeitura e serve para o depósito de celulares, computadores, notebooks, secadores, impressoras, telefones, televisores, câmeras fotográficas, microondas, fones de ouvido, entre outros (veja a lista do que pode ou não abaixo). Depois de coletados, os aparelhos passarão por triagem e serão destinados à reciclagem.
O serviço é gratuito e o descarte pode ser feito de segunda a sexta-feira, exceto feriados, das 8h às 17h. A Subprefeitura fica na avenida do Oratório, 172. O material depositado pode estar inteiro ou em partes (desde que não sejam cortantes ou estejam vazando). Todos os dados que estão no aparelho são destruídos, o que impede o acesso e a recuperação das informações contidas no dispositivo.
Importância da destinação correta
De acordo com estudo realizado pela Universidade das Nações Unidas, em conjunto com a União Internacional das Telecomunicações, em 2017 foram gerados 44,7 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos em todo o mundo. São Paulo é o estado campeão em geração deste tipo de resíduo, com 448 mil toneladas ao ano.
Toda essa quantidade de lixo eletrônico causa problemas ambientais e para a saúde, principalmente por liberarem substâncias tóxicas que estão presentes em sua composição, como chumbo, mercúrio, berílio, cádmio, cobre, cromo, dentre outros.
Outro sério problema causado pelo descarte irregular de eletroeletrônicos é a decomposição, porque esses equipamentos geralmente possuem grande quantidade de vidro, plástico e metais, ou seja, materiais que levam muito tempo para se decomporem.
A cooperativa ainda conta com outros postos espalhados por toda cidade e os endereços estão no site: www.coopermiti.com.br
O que é permitido descartar na caixa:
Barbeador elétrico;
Depilador elétrico;
Secador de cabelo;
Prancha alisadora;
Baby Liss;
Chuveiro;
Torneira elétrica;
Luminárias (sem lâmpada);
Reatores de luminárias;
Batedeira, cafeteira, liquidificador, sanduicheira, MIX, grill, churrasqueira elétrica, torradeira, ventilador, coifa, micro-ondas, forno elétrico, lava louças;
DVD e CD player, Blue Ray, Vídeo cassete, aparelho de fax, calculadora, mouse, teclado;
Rádios, vídeo game, aparelhos de som;
Walk man;
Fios, cabos, fones, fontes, recarregadores de celular;
Celular, telefones em geral, centrais telefônicas;
Computadores, no break, notebooks, netbooks, tablets, monitores e TVs LED/Plasma/LCD;
Impressora sem cartuchos de tinta ou toner.
O que não pode:
Lâmpadas;
Monitor e Televisor CRT (tubo);
Fibra ótica;
Fitas magnéticas (DAT, VHS, K7, Beta Cam, Disquetes, Rolo de filme);
Toner e cartucho de tinta;
Refrigerador, frigobar, freezer;
Pilhas e baterias;
Aparelhos de ar condicionado;
Bebedouros que refrigeram.
O QUE NÃO É PERMITIDO TAMBÉM DEVERIA SER PERMITIDO, SÓ QUEREM O FILÉ? SE A INTENÇÃO É EVITAR O DESCARTE IRREGULAR E PROTEGER O MEIO AMBIENTE, DEVERIAM RECOLHER TUDO. O QUE NÃO FOR REAPROVEITÁVEL, A PREFEITURA DEVERIA DAR O DESTINO CORRETO. DA FORMA QUE ESTÃO FAZENDO, O POVO CONTINUARÁ AGREDINDO A NATUREZA.