Depois de permanecerem quatro verões interditadas e em situação de abandono, as piscinas do Clube Escola Vila Alpina, mais conhecido na região como CEE Arthur Friedenreich, finalmente estão sendo reformadas pela Prefeitura. O complexo aquático foi anexado às obras de construção do Centro Educacional Unificado (CEU) Vila Prudente, que seguem em ritmo intenso e, segundo a administração municipal, têm previsão de conclusão para dezembro deste ano.
Na quinta-feira, dia 8, a reportagem da Folha teve acesso, com exclusividade, ao interior da construção e constatou as intervenções nas piscinas. Segundo um dos engenheiros do consórcio que realiza a obra, cerca de 25 operários trabalham na recuperação do complexo aquático, o qual tem previsão de ser entregue também em dezembro.
Segundo a Prefeitura, os serviços nas piscinas contemplam a troca de piso e de todo sistema hidráulico. Foi ressaltado que, além dos equipamentos externos, o CEU Vila Prudente contará também com uma nova piscina coberta que está sendo construída em um dos pavimentos do prédio. A administração municipal esclareceu que os equipamentos estarão em funcionamento após a inauguração do Centro Educacional.
Histórico
O CEU Vila Prudente começou a ser construído nas dependências do Arthur Friedenreich em dezembro de 2015, na gestão de Fernando Haddad (PT). A promessa é que seria entregue no final de 2016. Também houve o compromisso de revitalizar o clube, mas passados quatro anos, as piscinas continuam interditadas e um campo de futebol foi destruído. Haddad chegou ao fim do mandato sem atingir metade da construção do CEU. A administração de João Dória (PSDB) não tocou a obra e alegou que a paralisação ocorreu porque o governo anterior não deixou recursos financeiros para a execução.
Em outubro do ano passado o atual prefeito Bruno Covas (PSDB) anunciou que a administração municipal conseguiu R$ 456 milhões para retomar as obras de 12 CEUs que estavam paradas na cidade, entre elas a de Vila Prudente.