Na manhã de ontem aconteceu a formatura de mais 130 jovens atendidos pela Legião Mirim de Vila Prudente. A cerimônia foi marcada pela presença do prefeito Bruno Covas (PSDB) que, além de ser o paraninfo dos alunos, assinou um decreto concedendo à entidade a permissão de uso do imóvel localizado em terreno municipal na rua João Batista Mendo, 200, no Jardim Avelino. Devido a recentes exigências legais, a falta deste documento colocava em risco a continuidade de convênios firmados com a Prefeitura, os quais são os principais financiadores do trabalho desenvolvido há cerca de 40 anos pela Legião Mirim. Também participaram do evento os secretários municipais de Licenciamento e de Assistência Social, Cézar Azevedo e Berenice Giannela, respectivamente; o subprefeito de Vila Prudente José Antônio Varela Queija e os vereadores Edir Sales (PSD) e Gilson Barreto (PSDB).
De acordo com a diretoria da Legião Mirim, as tratativas com a Prefeitura para conseguir a permissão começaram em 2012 e caminhavam lentamente. “Há poucos meses, com a ajuda da vereadora Edir Sales, nos reunimos com o prefeito e mostramos a importância de contar com a permissão de uso do imóvel. Em pouco tempo essa questão foi resolvida e hoje o decreto de autorização foi assinado”, contou a presidente Regina Celia Cuzziol.
O prefeito falou sobre a importância da parceria entre a entidade e a Prefeitura. “É uma alegria muito grande poder ser parceiro de uma instituição como essa. Conhecemos o importante trabalho desenvolvido, o qual deve ser apoiado e crescer cada vez mais. A Prefeitura não tem a menor intenção de criar qualquer dificuldade que possa comprometer o que vem sendo realizado e muito menos a de reaver este espaço que transforma a vida de muitos jovens. O próximo passo agora é a criação de um projeto de lei para, assim que aprovado, permitir que a entidade permaneça segura por pelo menos 50 anos”, afirmou Bruno Covas.
A Legião Mirim é uma instituição civil sem fins lucrativos que tem como objetivo proporcionar para jovens carentes oportunidades de inclusão no mercado de trabalho, através de ações educativas. Desde a fundação em 1978, mais de 15 mil já foram encaminhados para empresas. A cada três meses cinco turmas são formadas nos cursos oferecidos, incluindo meninos e meninas. (Gerson Rodrigues)